25 maio 2017

Resenha: Extraordinário

Extraordinário






Status:  "Encantada" pelo August Pullmam ou simplesmente Auggie.  Gostei muito da linguagem literária, do livro. Cada personagem, narra, de que forma  conheceu, o Auggie, qual a primeira impressão,que tiveram  ao se deparar, com um garoto que tinha uma síndrome genética. que fazia dele uma pessoa diferente das outras. E como a família e os amigos conseguiram superar as diferenças.

Foi com  a estimulação de todas essas pessoas.Que August, superou seu jeito, negativo de viver.   E se tornou um garoto extraordinário, que ensinou a todos que: " Todo  o  que é  nascido de Deus vence o mundo".

 August é um garoto extraordinário, que é muito fã de Star Wars, adora a festa de Halloeween. tem uma cachorrinha de estimação chamada Daisy e também é muito bem humorado.


Auggie é um garoto de 10 anos que nunca tinha  frequentado , uma escola regula:

 "As pessoas acham que não fui á escola por causa da minha aparência, mas não é isso.É por causa das vezes que fui operado. Vinte e sete vezes desde que nasci"   
 


Frases do Agust que o revela como um pessimista :



"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga desta forma".


 "Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu".


O relato, mais emocionante, foi o da Olívia ou (Via ) como é carinhosamente chamada  a irmã do August, por ele, e por toda família e amigos.  Foi um relato sincero e verdadeiro sobre, os receios e os preconceitos, que também existiam dentro dela. Ela se sentia muitas vezes dividida, em si mesma. Ela amava o irmão,mas ficava muito incomodada por ter, sido muitas vezes,deixada de lado pelos pais, quando August nasceu:  egoísmo?  ciúme? preconceito?. Tudos estes sentimentos, com passar do tempo foi sendo trabalhado e superado por Via.


August é o Sol, Eu a mamãe e o papai giramos em volta dele. O restante de nossa família e de nossos amigos são asteroides e cometas flutuando ao redor dos planetas que orbitam o do Sol.  (pg 84).

  
A mamãe e papai sempre disseram que eu era a menininha mais compreensiva do mundo. Mas a questão é que eu apenas entendia que reclamar não adiantaria nada. Eu vi August depois das cirurgias : seu rostinho inchado e enfaixado, seu corpinho cheio de cateteres e tubos para mantê-lo vivo. 


Depois que você vê alguém passando por isso, parece loucura reclamar por não ter ganhado o brinquedo que pediu ou porque sua mãe perdeu a peça na escola. (Pg 84).



O que mais incomodava a Via era a maneira como as pessoas olhava pra o irmão. Porque as pessoas olhavam pra ele de forma  tão  estranha? Isso creio que não seja vergonha, ou preconceito, é amor de irmã que só queria que o irmão fosse naturalmente olhado, admirado e reconhecido, não por sua aparência anormal. Mas por ser um garoto, maravilhoso cheio de qualidades, e capaz de realizar, muitas coisas. Normalmente como qualquer outra pessoa.


Não é fácil, superar os olhares preconceituosos.Eles humilham, diminuem as pessoas.

Por mais que a sociedade evolua, preconceito é algo que habita naturalmente em nos. O preconceito é individual, e só pode ser superado, quando ele é encarado de frente.  Como? se aproximando de quem é diferente, conversando, e ás vezes até fazendo  perguntas delicadas. De um jeito mais delicado ainda. As pessoas especiais, não são de vidro, intocáveis,ou santas. São pessoas normais, tão normais na essência, como  qualquer outra pessoa. 

 O que diferencia uma pessoa com deficiência, de uma pessoa normal ? é o nível de preconceito que existe, na cabeça de cada pessoa. 

Os amigos de Augguie, encurtaram essa distância entre o preconceito e o conhecimento.  e aos poucos foram construindo uma linda amizade. Tenho plena certeza que esse livro não é apenas uma história, bonitinha, ele  é uma auto biografia de muitas pessoas ou porque elas são um pouco semelhante ao August ou porque, se tornaram amigos de um  pessoa especial e rompendo  a barreira do preconceito. Encontram um amigo EXTRAORDINÁRIO. 
 


Feliz de quem é olhado além da aparência. Muito mais feliz é que enxerga além do que a aparência é capaz de revelar"


Escrito por:     Bia Oliveira 




 Imagem: internet


Frases que ilustra, capítulos do livro:
 


August parte 1 

 A fatalidade sorriu e o destino gargalhou quando ela se debruçou no meu braço...

-Natalie Merchant, "Wander" 


Via parte 2 

Bem lá do alto o planeta terra é azul. E não há nada que eu possa fazer.

- David Bowie "Space Oddity" 

Summer parte 3 

Você é lindo, não importa o que digam palavras não podem derrubá-lo. Você é lindo de todas as formas. Sim, palavras não podem derrubá-lo. 

- Christina Aguilera, "Beautiful"

Jack parte 4 


Agora, esse é o meu segredo. É  muito simples. Só se pode enxergar direito com o coração. O essencial é invisível aos olhos. 

- Antoine de Saint-Exupéry, O pequeno Príncipe 


Justin Parte 5 

Ás vezes acho que minha cabeça é tão grande porque é muito cheia de sonhos, 

- John Merrick, em O homem elefante, de Bernard Pomerance 

August parte 6 

Que obra-prima é o homem! quão nobre na  razão! quão infinito na capacidade! como é expressivo e admirável na forma e nos movimentos! nas ações parece um anjo! na apreensão é como um deus! 
a beleza do mundo!...  

-Shakespeare, Hamlet 

Miranda parte 7 

Eu esqueci que podia ver tantas coisas lindas. Eu esqueci que podia precisar. Descobrir o que a vida poderia trazer. 

- Andain, "Beautiful Things"

August parte 8 

Você vai chegar ao céu voe...linda criança. 

- Eurythmics, Beautiful Child
















17 comentários:

  1. Ola
    Esse livro é muito especial e marcante, mas há várias características que o definem né? Adorei poder conferir sua resenha e poder relembrar a obra que emociona desde as primeiras páginas. Essa questão do preconceito marca muitas reflexões né? De fato, é impossível não se encantar pelo personagem. Ansiosa pelo filme!!!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Infelizmente o preconceito está enraizado na humanidade desde que o mundo é mundo a diferença de antigamente para os tempos atuais é que as vítimas não estão mais se calando em sua totalidade, hoje podemos ver mesmo que aos poucos as pessoas reagindo e umas outras se fazendo solidárias, incluindo e respeitando, isso é maravilhoso ao meu ver isso maravilhoso, é claro que muitas mentes tem que abrir, mas já estamos vivendo um começo, torço para que um dia o preconceito deixe de existir e que as pessoas amem umas as outras pelo que elas são como um todo independente de sua cor, raça, religião, sexualidade, deficiência... Esse livro é maravilhoso e eu estou mega ansiosa pelo filme e o impacto positivo que ele irá causar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Primeira coisa que me veio a cabeça foi em como as crianças podem ser maldosas. As vezes por não entender, ou até mesmo por causa de como são criados. Provavelmente eu seria uma dessas crianças que ficariam um pouco assustadas e agiria um pouco mal, a maioria das crianças não estão prontas para o desconhecido.. E fiquei pensando no que podemos fazer pra mudar isso... Penso que, infelizmente hoje em dia os país não conversam muito com os filhos pra lhes ensinar o certo e errado. E daí conversar com os filhos é um grande passo pra não deixar que sejam maldosos ou que sejam os alvos, e mesmo que sejam os alvos ajudar eles a lidar com isso. Eu adorei o livro e adorei o Auggie! É uma leitura super leve e com boas lições!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Conhecia o livro e estou com ele para realizar a leitura e não vejo a hora! Adorei saber que ele consegue superar as diferenças e realmente o preconceito está bastante presente na nossa sociedade, mas tem como sim superá-lo e tenho certeza que também vou amar Extraordinário!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha ficou incrível e aumentou ainda mais a vontade que tenho de ler esse livro. Imagino que não tenha sido fácil pra August se sentir parte do universo que estava em sua volta, todas as dificuldades com as inúmeras cirurgias. Muito interessante o livro focar também no ponto de vista de outros personagens. Acredito que a única forma de lidar com nossos preconceitos seja exatamente essa que vc citou: encarar de frente e se aproximar pra conhecer, perguntar, entender. Dica maravilhosa.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem??

    Li Extraordinário, mas não me encantei tanto assim. Cheguei a ler livro parecidos como a mais pura verdade e gostei mais do que esse que fez tanto sucesso, achei essa leitura meio bobinha.
    Mas todo gostam muito. E irei ver o filme logico.
    Adorei sua resenha. Bjus RAfa

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Estou com muito vontade de realizar a leitura e assistir ao filme do Extraordinário, já li tantas criticas positivas que a curiosidade só aumenta! E depois da sua resenha a ansiedade para realizar a leitura aumentou mais ainda! *--*

    BJss

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Esse livro é um dos meus favoritos da vida e não me canso de indicá-lo.
    Fiquei muito contente por ter lido sua resenha e, mais ainda, por ter lido o que você disse sobre o preconceito, pois acho que você o definiu melhor do que ninguém; ele só pode ser superado quando encaramos aquilo que nos aflige.
    Espero reler logo esse livro, ele merece.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Esse livro é realmente um tapa na cara do preconceito, foi uma leitura que me fez pensar muito, mas sobretudo a me colocar no lugar do outro, imagina como deve ser difícil viver com uma doença e ainda assim ter que lidar com piadinhas desnecessárias? Complicado né. Com o lançamento do filme se aproximando, quero muito reler esse livro que é incrível!

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Sempre vejo opiniões positivas sobre ele e tenho certeza que eu iria amar a leitura. O preconceito é algo que geralmente é ensinado por outras pessoas e que deve ser combatido, mas cabe a cada um mudar isso dentro de si. Estou com muita vontade de ver o filme que saíra em breve. Se eu conseguir, vou tentar ler esse livro antes de ver a adaptação no cinema.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu ainda não fiz a leitura, mas estou mega ansiosa para fazer e também assistir à adaptação. Afinal, ambos parecem ser muito emocionantes.
    Auggie parece ser aquele personagem que cativa do início ao fim, com sua missão de mostrar-se igual a todos os garotos mesmo portando tal deficiência. E eu tenho que concordar que a única coisa que diferencia uma pessoa "normal" de uma deficiente é o nível de preconceito enraizado em cada pessoa, assim como também a falta de respeito para com elas.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Esse livro é uma pequena preciosidade, não? Lembro que, quando o li, tinha ficado tão encantada com o Auggie ♥ estou doida para ver o filme, e, pelo trailer, já dá para saber que vai ser maravilhoso e muito emocionante. Adoro o ator que vai interpretá-lo ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Boa tarde
    Este livro é tão único em minha vida!ele tem frases que te dão um conforto gigantesco .sem contar uma lição incrível que ele nos passa
    Auggie é um encanto de criança e tem uma família maravilhosa
    Grande parte da superação dele é por causa da família.parwbens pela resenha e mais ainda pelos quotes maravilhosos que vc separou

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Claro que eu já tinha ouvido falar sobre o livro, ainda mais com o filme tão próximo. Mas, sinceramente, ate ler sua resenha eu nunca tive vontade de lê-lo. Parece que eu tinha iam noção totalmente errada do livro.
    Gostei dessa parte do relato da irmã dele, de suportar os preconceitos.
    Acho que eu gostaria do livro sim.
    Pré te do ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Eu nem sei o que falar desse livro. Ele é um dos meus preferidos ♥♥ Amo o Auggie, ele é meu queridinho, fofo ♥ Não vejo a hora do filme ser lançado, estou MUITO ansiosa para ver a adaptação. Sei que vou chorar horrores na hora.

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é muito especial para mim de diversas maneiras. Foi também o livro que fiz minha primeira resenha no blog. Utilizo algumas frases desse livro, alguns ensinamentos, em meu dia a dia e acredito que todas as pessoas do mundo deveriam ter acesso a essa obra incrivel. Estou por deveras ansiosa pelo filme, tomara que não estraguem!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oie...
    Adorei a resenha!
    EXTRAORDINÁRIO é um livro sensacional, eu verdadeiramente amo essa obra e o curioso é que quando o comprei nem imaginava a carga emocional que ele possui. RJ Palácio fala sobre bulling de uma forma tão convincente que é impossível realizar a leitura sem repensar nossas atitudes. Amo demais esse livro!
    Sucesso com o blog ;)
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário