19 março 2015

A Cabana (Resenha)

A Cabana


A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.

Sinopse : Skoob



Enfim !!!!a noticia que eu já nem esperava mais. A cabana será adaptada para o cinema. Nunca entendi porque demorou tanto tempo. O livro é lindo, emocionante, e o tempo todo nos fala da importância do perdão. Porém não apenas um perdão, que nos leva a superar, as ofensas, recebidas.Nós leva a refletir sobre o perdão, que salva quem  ofende, e quem é  ofendido.

 A cabana, tem suas reflexões, religiosas sim, DEUS, JESUS e o ESPÍRITO SANTO.   A melhor forma de ler esse, livro é querer, fazer, uma reflexão sobre o valor, libertador, do perdão, e também, de como muitas vezes, o nosso relacionamento com os outros, nos, efluência, no nosso relacionamento com Deus.   

E tudo começa assim: Marckenzie ou simplesmente Mack. teve uma infância difícil, o pai era um alcoólatra, muito violento. Mack estando em um encontro para  jovens, organizado pela igreja, desabafou com um dos organizadores, sendo o mesmo conhecido do seu pai. O delatou para o pai de Mack o pai o espancou e entre um desmaio e outro ele era acordado por seu pai citando um trecho da Bíblia, pois ele era um homem religiosamente rigoroso.


" Mack não é muito religioso. Parece ter uma relação de amor e ódio com a religião e talvez até com Deus, que ele imaginava ser  mal-humorado, distante e altivo. Pequenas gotas de sarcasmo escorrem ás vezes pelas rachaduras de seu reservatório, como dardos cortantes cheios de veneno. Embora  algumas vezes nós dois vamos juntos a Igreja dá para ver que ele nãos se sente muito á vontade lá." Pg 12


Diante de uma grande dor, podemos ter está visão sobre Deus. Mas Mack, irá fazer uma grande viagem, dentro de si mesmo, enfrentar, seus monstros, e conhecer os mistérios, de como Deus, usa a dor, não para nós destruir, mas para nós reconstruir. Não é fácil essa transformação, tudo depende, da nossa disposição, interior.

"Acho que, assim como a maior parte das nossas feridas tem origem em nossos relacionamentos, o mesmo acontece, com as curas, e sei que quem olha de fora não percebe essa bênção". Pg 12


Mack casou-se com Nan uma mulher sensata uma dedicada enfermeira, tiveram 5 filhos: Jon, Tyler, Josh, Ketherine(Kate) Melissa (Missy).


Mack tem uma família feliz, bem estruturada, mas ainda carrega, muitas magoas em seu coração, o relacionamento dele com Deus é amplo, estudou filosofia e teologia. Mas esses estudos não podem curar as dores, de um coração machucado, que acha que Deus é mal-humorado, rude e etc.

Porém, esse conhecimento com  Deus, que de amplo se tornará, profundo. Vai acontecer, através de uma grande tristeza. Depois da grande tristeza, Mack, ficou muito mais arredio e fechado. Até que uma bilhete, ira mudar tudo.


 


Papai era o nome com que Nan se referia a Deus.O que fazer diante de um bilhete, escrito por Deus? Mandando ele ir ao lugar onde aconteceu a grande tristeza.


E tudo começa quando mack, vai acampar com os três filhos mais novos.E tudo corria as mil maravilhas, Kate, Josh, estavam no lago, quando Kate ao acenar para o pai perde o equilíbrio do barco. Josh cai na água e Mack corre, para resgatar o filho. Mas isso, ainda não era a GRANDE TRISTEZA. Mack após recuperar o fôlego,  aliviado, por ter salvado o filho, lembra que tinha deixado a pequena Missy, colorindo um livro. Ao olhar pra  o lugar onde deveria esta a menina não a encontrou, porém pensou que alguns dos amigos que tinha feito no acampamento tinha pego a criança, para cuidar dela enquanto tudo se resolvia. Mas não foi isso que aconteceu.

O sumiço, de Missy, mexeu com todos a mobilização foi geral, as únicas pistas, que tinham era um dos sapatos da menina,  um broche de joaninha deixado pelo maníaco, que o sequestrou.



Na  cabana

Enfim depois de muitas dúvidas e angustias,  diante do bilhete. ele foi para a cabana. 
Mack chegando, lá  muitas sensações, tomar conta dele. Raiva, Angustia, e um grande acerto de contas estava, começando.entre  Mack X Deus

- Então onde está você? Achei que queria se encontrar comigo. Bom estou aqui, Deus. E você? Não está em lugar nenhum! Nunca esteve quando eu precisei, nem quando eu era pequeno, nem quando perdi Missy . Nem agora! Tremendo " papai" você é! pg 70

A cabana, é o lugar da dor, da angustia, da desolação de Mack, Lembranças de uma infância, onde em nome de Deus era justificada, a violência. Mack  cometeu um erro  também carrega uma grande culpa. Não só a  grande tristeza, pesa no seu coração.Ele também precisa ser perdoado. Um homem, suas dores, e uma extrema revolta contra Deus.

A cabana era sombria, com pouca luminosidade, cadeiras velhas, janelas quebradas, por onde entrava um pouco da luz do sol.  Mack por alguns segundos quase adormeceu, na cabana depois de suas perguntas sem respostas dirigidas a Deus. Chegou a pensar em suicídio, mais lembrou da família que ele tanto amava.  E desistiu, da ideia.

Mack sai da cabana com poucos metros de distancia, tudo muda ao seu redor. A cabana se transforma em uma linda cabana, o campo ao redor ser transforma em um lindo dia de primavera. Sonho? realidade? Mack ouve vozes alegre vindo do interior da cabana, será que é Deus? Ele resolve voltar a cabana, quando levantou o punho para bater na porta ela  escancarou.

O grande encontro

Porque Deus na cabana aparece, como uma mulher? Longe de querer ser teologa ou psicoloca, está é minha analise, particular. Mack tendo seus traumas, contra a figura de pai, ao ponto de a imagem de Deus para ele ser algo negativo. Logo uma mãe seria o melhor.

Emoção essa é a palavra para descrever está parte do livro, amor, e compreensão.É essa o caminho para a cura, de um coração ferido.


Os amigos 

A primeira a receber, Mack. É uma mulher negra, e enorme.
A segunda. Uma mulher pequena, claramente asiática.
O terceiro. Um homem. Parecia ser do Oriente Médio, e se vestia como um operário. com sinta de ferramentas e luvas, usava jeans, cobertos de serragem e uma camisa xadrez.
Mack e esses três amigos tem muito o que conversar.E o melhor desta conversa está no livro. para quem  se aventura no delicioso mundo da leitura. E espero ansiosamente,a adaptação para os cinema. 


Livro maravilhoso sensacional, vale apena ler 

até a mais bjs 

Por Bia Oliveira



Sobre o Autor : 





William P. Young

 

 William Paul Young (Alberta, 11 de maio de 1955) é um escritor do Canadá.
O mais velho de quatro filhos, Young passou grande parte da sua infância na Papua-Nova Guiné, junto com seus pais missionários, numa comunidade tribal. Os membros da tribo vieram a se tornar parte de sua família. O fato de ser a única criança branca na comunidade e que sabia falar sua língua veio a garantir um incomum acesso à cultura e à comunidade local. Pagou seus estudos religiosos trabalhando com DJ, salva-vidas e em diversos outros empregos temporários. Formou-se em Religião em Oregon, nos Estados Unidos da América. A sua obra mais conhecida é "A Cabana" (The Shack).

 

 

Fonte: Skoob 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário