08 abril 2015

26 excelentes filmes baseados em livros

26 excelentes filmes baseados em livros
Livros são incríveis. Eles têm o poder de levar a nossa mente para outro universo.
Permitem que a gente viva diversas vidas em uma só.
Que tenhamos pontos de vista diferentes sobre milhares de assuntos.
Que possamos aprender, crescer, pensar, viajar e se divertir.
Tudo ao mesmo tempo.
São muitas as histórias de livros que são transportadas para o cinema. Narrativas com personagens profundos, detalhados e contos que nos passam mensagens valiosas.
Escolhemos 26 dessas narrativas que se transformaram em excelentes filmes.

Filmes baseados em livros

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption)

Um-Sonho-de-Liberdade
Baseado no romance “Rita Hayworth and Shawshank Redemption”, de Stephen King, Um Sonho de Liberdade apresenta a história de Andy Dufresne (Tim Robbins), um banqueiro acusado à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e seu amante.
Preso durante 20 anos, ele se torna amigo de Ellis “Red” Redding  (Morgan Freeman) e conquista espaço na prisão usando a inteligência se revelando uma personalidade diferente dos outros detentos. Mais que a vida atrás da grades, Um Sonho de Liberdade traz uma discussão profunda sobre a liberdade, a esperança e o senso de justiça.

Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles)

Entrevista-com-Vampiro
Baseado no livro de Anne Rice, Entrevista com o Vampiro ainda é um dos melhores filmes de vampiros da história. Conta a história de Louis (Brad Pitt), um homem transformado em vampiro por Lestat, no século XVIII, e que passa a vida procurando algo que explique a sua condição de imortal.
O vampiro depressivo normalmente se alimenta de animais, mas um dia morde uma garotinha (Kristen Dunst), que é transformada em vampira por Lestat (Tom Cruise), seu amigo vampiro, e logo ela se torna a sua melhor amiga. No entanto, ambos partilham da opinião de que ser imortal é uma maldição. Principalmente a garota, que se torna adulta mas permanece presa no corpo de uma criança.

O Jogo da Imitação (The Immitation Game)

Jogo-da-Imitacao
Um filme que conta a história de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático pioneiro da computação criador um projeto de computador que seria capaz de decifrar os códigos de guerra utilizados pelo exército Alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
Turing foi uma figura genial, mas sofreu muita injustiça enquanto estava vivo. É uma história que fala sobre conquistas, desafios e como a sociedade pode ser injusta.

Anna Karenina

Anna-Karenina
Baseado em um grande clássico do escritor russo Liev Tolstói, este filme conta a história de uma aristocrata que, apesar de ter uma vida cheia de riquezas e beleza, sente-se vazia.
Logo ela se apaixona por Conde Vronsky e inicia um caso amoroso que causa muitas reviravoltas. Enquanto isso, a narrativa acompanha também Konstantin Levin, um camponês que tem o sonho de se casar com Kitty, irmã de Dolly, esposa do irmão de Anna Karenina.
O filme é contado em forma de teatro, e tudo ocorre de forma bem dinâmica. Uma história cheia de revelações e questões filosóficas sobre os relacionamentos humanos.

O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs)

Silencio-dos-Inocentes
O livro de Thomas Harris deu origem a este filme eletrizante de suspense que estrela Anthony Hopkins em seu melhor papel no cinema: o do assassino canibal Hannibal Lecter.
A história acompanha Clarice Starling, uma novata no FBI que procura ajuda de Lecter – que está preso –, para encontrar um serial killer chamado Buffalo Bill.
Os diálogos entre os personagens são densos e Lecter, que é ex-psiquiatra, oferece dicas para que o FBI encontre o assassino.

O Senhor dos Anéis (Lord of the Rings)

senhor-dos-aneis
Um dos maiores clássicos da fantasia foi transformado em filme por Peter Jackson e sua equipe. Os filmes acompanham a saga de Frodo Bolseiro, um Hobbit com a missão de levar o poderoso e tentador anel mágico para ser destruído nas terras de Mordor.
História fantástica, cheia de aventuras, mensagens valiosas e personagens carismáticos.

O Hobbit (The Hobbit)

O-Hobbit
Assim como a saga “O Senhor dos Anéis”, a saga O Hobbit foi convertida em filmes pela mesma equipe de produção. No entanto, apenas os dois primeiros filmes realmente condizem com a história original. O último acompanha a história dos livros “O Hobbit” só até os primeiros 10 minutos.

Harry Potter

Harry-Potter
Que jovem de hoje não conhece Harry Potter? A obra de J. K. Rowling fez sucesso não só nos livros, mas também acumulou recordes de bilheterias nos cinemas. Gerou nada menos que US$ 7,7 bilhões em receitas em todo o mundo e conta a história de um garoto de Londres o qual descobre ser um bruxo no seu aniversário de 11 anos.
Logo ele embarca para uma viagem na escola de bruxos chamada Hogwarts. A partir daí se depara com diversos tipos de mistérios, conspirações e reviravoltas que giram em torno deste mundo mágico.

Jogos Vorazes (Hunger Games)

jogos-vorazes
Inspirado na série de livros escrita por Suzanne Collins, jogos vorazes mescla pesadas críticas a uma sociedade totalitária com uma história cativante para jovens e adultos. Narra as aventuras de Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que mora em um mundo chamado Panem.
A grande e tecnológica, porém autoritária Capital, organiza os Jogos Vorazes, eventos como um Big Brother bárbaro e em muito mais escala, para manter o poder sobre todos os distritos. Katniss, membro do último e mais pobre distrito, é a salvação da resistência para derrubar este sistema.

O Menino Do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas)

O-Garoto-do-Pijama-Listrado
Um filme tocante e pesaroso baseado no romance homônimo de John Boyne. Retrata o mundo inocente de duas crianças durante a Segunda Guerra Mundial, sendo que uma (Shmuel) é judia e outra (Bruno) é filho de um oficial nazista.
Bruno vive isolado no jardim da casa próxima onde seu pai trabalha, que é um campo de concentração, e começa a explorar o local. Logo ele cria uma amizade com Shmuel, um judeu preso no campo.

Trainspotting: Sem Limites (Trainspotting)

Trainspotting
Construído a partir do livro de Irvine Welsh, Trainspotting conta a história de um grupo de viciados em heroína no subúrbio de Edimburgo, Escócia. A história é narrada por um deles, Renton, que até tenta abandonar o vício mas não consegue. Além disso, ele também não consegue arrumar emprego, e se envolve em grandes enrascadas relacionadas a seus amigos. Um retrato da devastação que a droga pode causar na vida das pessoas.

Precisamos Falar Sobre Kevin (We Need to Talk about Kevin)

Precisamos-Falar-Sobre-Kevin
Inspirado na obra de Lionel Shriver, o filme conta a história de Eva Katchadourian, uma mulher que tenta recuperar-se de uma tragédia familiar. Depois de uma gravidez tardia, no entanto, a vida de Eva muda completamente. Kevin, seu filho, é uma criança agressiva, cruel, maldosa. Ele é hostil com a mãe e destrói a paz familiar – tornando sua mãe em uma pessoa depressiva e amargurada.
A situação se agrava ao longo do filme, até despontar em um final chocante.

A Menina Que Roubava Livros (The Book Thief)

A-Menina-Que-Roubava-Livros
A Menina que Roubava Livros trata de um assunto já bastante debatido nas histórias de ficção: a Segunda Guerra Mundial. Mesmo o tema já ter sido retratado em grandes filmes, como O Pianista, A Lista de Schindler, A Vida é Bela, O Diário de Anne Frank e tantos outros, a adaptação do livro do australiano Markus Zusak sugere um novo ponto de vista: como os alemães menos abastados lidaram com as imposições de Adolf Hitler?
Um filme maravilhoso e tocante, que de uma forma bem irônica, e com um tom de humor, fala sobre a beleza das relações humanas, mesmo em épocas de grandes desgraças.

Saga Millennium (The Girl with the Dragon Tattoo)

millenium
Baseado na série Millenium, do escritor e jornalista sueco Stieg Larsson, esta trilogia conta a história de assassinos e crimes contra as mulheres. São filmes longos, mas com personagens muito bem trabalhados e narrativas interessantíssimas.

O Poderoso Chefão (The Godfather)

O-Poderoso-Chefao
Considerado para muitos a maior obra prima da história do cinema, O Poderoso Chefão narra a trajetória da família Corleone (de 1945 até 1955) e a sua luta para manter o reinado na máfia. Dirigido por Francis Ford Coppola e baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo, o filme traz no elenco estrelas como Marlon Brando e Al Pacino.
Cada um dos três filmes da trilogia acompanha membros distintos da família Corleone, e apresenta aos poucos uma história densa e cheias de acontecimentos marcantes que assolam a máfia italiana. No final da trilogia, você se sentirá um membro da família, pois somos apresentados aos personagens e aos acontecimentos nos mínimos detalhes e de forma espetacular.

Clube da Luta (Fight Club)

Clube-da-Luta
Dirigido por David Fincher, este filme é inspirado no romance homônimo de Chuck Palahniuk. Acompanha a vida de um homem anônimo que está descontente com seu trabalho e decide formar um clube de combate.
Este clube cresce bastante e se torna em uma organização perigosa. E o final reserva bastante surpresa.

Ilha do Medo (Shutter Island)

Ilha-do-Medo
Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) é considerado uma lenda da Polícia Federal. Junto de seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo) é enviado para o caso mais difícil de sua carreira: Shutter Island, um manicômio para prisioneiros perigosos.
Lá ele descobre que os médicos realizam experiência radicais com os funcionários e passa a ir atrás de mais informações enfrentando a resistência dos médicos em lhe fornecer arquivos que permitam que o caso seja aberto.

A Teoria de Tudo (Teory of Everything)

A-Teoria-de-Tudo
A emocionante biografia do mundialmente famoso astrofísico Stephen Hawking é contada neste filme. Desde a sua época de faculdade, o romance com uma aluna de Cambridge, Jane Wilde, a descoberta de uma doença motora degenerativa aos 21 anos e como ele se tornou um dos físicos mais conhecidos do planeta.
O longa traz muitos momentos emocionantes e uma história maravilhosa, muito bem contada pelo diretor James Marsh e com atuações impressionantes, como ade Eddie Redmayne – que interpreta Stephen.

O Iluminado (The Shining)

O-Iluminado
Stanley Kubrick fez um excelente trabalho com a obra de Stephen King em “O Iluminado”. Ele inseriu elementos de terror psicológico que ficaram marcados para sempre no cinema. Especialmente com a espetacular atuação de Jack Nicholson.
O filme conta a história de uma família que passa as férias em um hotel afastado, durante o inverno. O hotel, no entanto, está vazio e tem poucos funcionários trabalhando por lá.

A Lista de Schindler (Schindler’s List)

A-Lista-de-Schindler
Inspirado na obra de Steven Zaillian, este filme dirigido por Steven Spielberg conta a hisória de um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto. Um homem que colocou sua vida em risco e se dedicou a salvar vidas durante o período da guerra. No final das contas, foi e é homenageado até hoje pelos seus esforços e solidariedade.

As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County)

Pontes-de-Madison
Clint Eastwood dirigiu e fez o papel de protagonista em um excelente filme inspirado na obra de Robert James Waller. O longa conta a história de uma mulher casada, porém solitária (Meryl Streep), que se apaixona por um fotógrafo da revista National Geographic.
Tudo é contato em forma de flashbacks, e aos poucos a história revela detalhes curiosos e reserva um final emocionante.

Blade Runner

Blade-Runner
Inspirado no livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, de Phillip K. Dick, este filme acompanha a vida de um caçador de androides – que ganha a vida na Terra caçando robôs que se passam por gente em uma época pós guerra nuclear.
Para isso, existem testes para identificar os tais robôs. No entanto, o protagonista passa por maus bocados ao encontrar seus alvos.

Garota Exemplar (Gone Girl)

Garota-Exemplar
Garota Exemplar são vários filmes dentro de um só. Com um suspense que envolve o desaparecimento da esposa de Nick Dunne (Ben Affleck), a história apresenta como a mente humana pode ser sórdida e criativa ao mesmo tempo. De uma maneira surpreendente, o enredo aborda os desgastes acometidos pela necessidade de manter acesa a chama do casamento. Leia nossa crítica.

12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)

12-anos-de-escravidao
Filme duro e triste de assistir, mas que serve como um importante meio de refletir sobre a história dos negros e a escravidão. Há muitos momentos no longa que são de revirar o estômago, tamanha crueldade exposta em alguns dos personagens. O pior de tudo é que é inspirado em uma história real.

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

Lobo-de-Wall-Street
Um drama de Martin Scorsese sobre Wall Street, baseado nas memórias do corretor Jordan Belfort, cuja frívola carreira culminou em sua prisão.
É a narrativa de um cara sem escrúpulos, que usou de maneiras duvidosas para se tornar milionário no ramo de compra e venda de ações – tudo com base em especulações falsas.

A Pele Que Habito (La piel que habito)

A-Pele-Que-Habito
A Pele que Habito é um longa chocante e maravilhoso. Com Antonio Bandeiras no papel principal, o enredo de Pedro Almodóvar baseado no romance de Thierry Jonquet, apresenta a história de um médico cirurgião plástico alimentado pela obsessão de recriar a pele humana em seu laboratório.
Angustiado pela morte de sua mulher e pelo suposto estupro de sua filha, ele se revela um homem inescrupuloso capaz de fazer qualquer coisa para colocar em prática os seus experimentos. O desfecho é um dos mais brilhantes do cinema e você carrega a tensão do filme na cabeça por dias e dias.

Fonte: http://geekness.com.br/filmes-baseados-em-livros/

Um comentário:

  1. Ótima lista, com excelentes elencos. Eu adoro destes o 12 anos de solidão que ainda conta com o Benedict Cumberbatch. Ele sempre nos fascina nos seus papeis como em Doutor Estranho e Sherlock e neste não é diferente. Estou ansiosa para conferir o filme Brexit, quando vi o trailer fiquei abismada como ele tá irreconhecível. Achei muito inusitado utilizarem um assunto tão atual para fazerem uma produção. Creio que o filme brexit deva ser bem revelador e intrigante devido sua história, parece não ser mais um filme enfadonho de política, mas que pelo contrário, tem um ritmo legal e bem conduzido, sem ser tão previsível quanto os demais da categoria. Que chegue logo fevereiro para poder assistir. Eu quero muito ver filmes para traçar paralelos entre a política antiga e atual.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário