05 julho 2015

Resenha: A cidade do sol



A Cidade do Sol






"Assim como uma   bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra um mulher á sua frente, sempre. Nunca se esqueça disso".

 Mariam, personagem central de  : "A cidade do sol" sempre ouvia de sua mãe, está frase.  Nana. é uma mulher, cheia de dores e rancores. Mariam cresceu ouvindo a mãe colocar sobre os seus ombros  toda a infelicidade, e os sacrifícios feito  por, ela.  Eram culpa da pequena e inocente  Mariam. Ela tinha cinco anos quando ouviu a mãe chamá-la pela primeira vez de "Harami" que significa bastarda. A menina é  fruto de uma relação ilegítima. Seu pai Jalil é um homem rico,  têm  três esposas e nove filhos legítimos e Mariam.  Nana, era empregada na casa de Jalil, quando a barriga da moça cresceu, a família de Jalil, o pressionou para despedir Nana. Assim ele fez. Mariam cresceu distante de tudo, vivia em um mundo a parte, seu pai ia visitá-la, uma vez por semana. Onde ela mora em uma Kolba. Perto de um riacho. Tudo o que a menina conhece  fora daquele lugar são ás histórias contada pelo, pai, que fala sobre, filmes e  sorvetes. Miriam vive deste lugar até seus  15 anos com a mãe...

 A cidade do sol é dividida em quatro partes: A história começa quando Mariam tem cinco anos e volta um pouco no tempo, para 1959. Ano em que Mariam nasceu   E termina  em 2003.

Mariam não é a única personagem, que tem destaque, na história. Laila também é uma notável, e apaixonante personagem. A cidade do sol, tem como tema as mulheres. Mulheres, que vivem, de formas diferentes, em um país, de cultura totalmente, diferente, no que estamos acostumadas. Mulheres que muitas vezes se vestem de burca, outras usam lenços, essas pequenas e significantes, variações, em seus comportamentos, depende, de duas coisas: do governo, e dos esposos.

Uma das partes, mais tristes, desta história, é quando, se relata a covardia de um homem. Diante da fragilidade, de uma mulher, a fragilidade, não é apenas física, como também cultural, e jurídica.  A mulher só tem um direito: obedecer ao marido. E diante da lei ela só encontra, punições, nunca defesa.

Laila. tem nove anos é uma linda menina, que adora estudar. Tem muitos sonhos, encorajada belo pai que é professor, sonha em ter uma profissão e fazer, muita diferença para seu país, onde mulheres  que trabalham  ainda é um tabu, poucas têm  o privilégio, de seguir uma carreira. Pois a maioria das meninas, tem seus destinos traçados desde  muito sendo.  Quando são  entregues    pelos próprios pais,para se casarem.  e na maioria das vezes, estes homens, são bem mais velhos que as meninas. Laila é uma menina muito solitária, seus irmãos foram para guerra, quando Laila ainda era muito pequena. Sua mãe, vive entre momentos de alegria, e depressão, muitas vezes, Laila é quem cuida da casa  enquanto sua mãe fica trancafiada por dias no quarto. Laila encontra alegria e refugio na amizade com Tariq, seu vizinho, ela também adora almoçar na casa do menino, onde ela sente um clima verdadeiramente de um lar feliz. Pois em sua casa não existe   paz, deste que os irmãos foram para guerra, a mãe de Laila, vive distante dela e do marido. Um homem paciente e amoroso.

 Em um dado-momento, da história, essas duas, mulheres, (Laila já será uma moça) irão, viver uma bela e forte, amizade, através de Mariam e Laila, Hosseini, assim como em "O caçador de pipas", volta a nos emocionar, abordando mais uma vez a importância, e o valor, de  uma verdadeira, amizade.
A cidade do sol. Por ser uma linda, homenagem, a todas, as mulheres . Sem desmerecer "O caçador de pipas". Me  atrevo a dizer, que  é mais, surpreendente, e emocionante. E até mais comovente. Em especial, quando, se  relata, três realidades, sobre as mulheres: As que se sacrificam, diariamente, para criar os filhos. As que perdem seus filhos nas guerras. E por fim as mulheres, que não podem ter filhos. 

Em um país, marcado por décadas de guerras, Hosseini, de maneira, surpreendente, nos apresenta  uma história, que tem registros reais, de guerras,  e conflitos políticos, que se adequa a vida e ao destino dos personagens. Chegando a citar os atentados de 11 de setembro. de 2001. Este livro, não é para quem ler, um para  passa tempo. É um livro  que mistura  ficção, e realidade. 
O autor Khaled Hosseini e Malala Yousafzai Fonte instagram do autor

Enquanto,eu  estava,me emocionando,com  está maravilhosa história.  Lembrei de uma menina, que até, poderia, ser uma personagem, desta, história. Mas como as histórias, escritas por Hosseini, é sempre o relato de uma realidade, está menina  e sua história são reais. Malala Yousafzai. A menina que Levou um tiro na cabeça enquanto voltava da escola.
Depois de sobreviver ao atentado, ganhou força para continuar lutando em busca de um mundo mais justo e igualitário. Para as mulheres

Veja aqui no link a história: http://entrepaginasemuitashistorias.blogspot.com.br/2015/06/vida-de-malala-garota-que-escapou-da.html


Tanto “O  caçador de pipas, e “A cidade do sol” nos deixa sempre uma mensagem de esperança e recomeço. Assim como o sol, nossa, esperança tem que renascer todos os dias. Pra a vida,valer apena. 




Espero que esta resenha tenha ajudado você, que busca alguma referencia, sobre este livro. Que pode ser definido em apenas duas palavras: Emocionante e Perfeito. 


Obrigado pela visita

Por Bia Oliveira.



Sobre o Autor 




Khaled Hosseini

 

 Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul. A sua mãe era professora de uma escola de segundo grau para raparigas em Cabul. Seu pai envolveu-se com o Ministério do Exterior afegão. Em 1970, o Ministério do Exterior enviou a sua família para o Teerão, Irão (Teerã, Irã, na grafia do Brasil), onde o seu pai trabalhou para a Embaixada Afegã. Em 1973, Hosseini e sua família retornam a Cabul. Em Julho de 1973, na mesma noite em que nasce o irmão mais jovem de Hosseini, o reino do Afeganistão muda de mãos através de um golpe sem derramamento de sangue.

Em 1976, Khaled Hosseini e sua família se mudam para Paris, França, por conta do novo emprego do seu pai. Eles não voltam ao Afeganistão porque, enquanto estavam em Paris, comunistas tomaram o poder do país por meio de um golpe cruel. Deste modo, foi consentido à família Hosseini, asilo político, nos EUA, onde passaram a residir em San Jose, Califórnia. As suas propriedades foram todas deixadas no Afeganistão e eles foram forçados a sobreviver com ajuda governamental por um curto período.

Hosseini formou-se na escola secundária em 1984 e inscreveu-se na Universidade de Santa Clara, onde ganhou título de Bacharel em Biologia, em 1988. Após alguns anos, ele ingressou na Universidade da Califórnia, San Diego, escola de Medicina, onde recebeu o título de Doutor em Medicina em 1993. Ele completou o período de residência em Medicina Interna na Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, no ano de 1996. Khaled Hosseini continua praticando medicina. Khaled Hosseini é casado com Roya Hosseini (sobrenome de casada), e tem dois filhos, Haris e Farah, a quem considera a noor de seus olhos.

 

 

Skoob 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário