31 julho 2015

Resenha: Armadilhas da mente


Armadilhas da mente


Camille é mulher bela, rica e brilhante, capaz de deixar as pessoas impressionadas com sua habilidade de debater e argumentar. Mas seus diplomas e seu intelecto não foram suficientes para evitar que se tornasse vítima de suas próprias emoções. 

Casada com o banqueiro Marco Túlio, Camille sempre foi fechada em seu próprio mundo.Crítica, obsessiva, pessimista, não gostava de ser confrontada e não se curvava diante de ninguém, nem de psiquiatras ou psicólogos. Não concluía nenhum tratamento. 

Vendo a depressão, as manias e as fobias de sua esposa se agravarem, Marco Túlio resolve comprar uma linda fazenda para que ela possa se afastar do estresse da cidade, respirar ar puro, se reconectar com a natureza e, quem sabe, com ela mesma. 

Mesmo assim, transtornos mentais a impedem de sair de casa e pesadelos constantes não a deixam dormir. Enclausurada em sua própria mente, Camille piora a olhos vistos. 
A reviravolta, porém, muitas vezes começa onde menos se espera. Quando conhece o excêntrico jardineiro da fazenda, Camille se surpreende com sua inteligência e, ao interagir com ele, a alegria volta pouco a pouco ao seu coração. 

Em seguida entra na sua vida o sábio e instigante psiquiatra Marco Polo, que a estimula a superar os conflitos e procurar um personagem que deixara pelo caminho: ela mesma. Camille terá que aprender a se perdoar e a compreender pessoas “imperdoáveis”. 

Profundo e emocionante, Armadilhas da mente é uma aula de filosofia e psicologia, que mostra que os labirintos da psique humana são bem mais complexos do que qualquer um de nós é capaz de imaginar.


Sinopse: Skoob 





Olá amigos !!!



Tenho, novidades. Li o livro Armadilhas da mente de Augusto Cury. Um dos meus escritores favoritos, e após, já ter lido o 14° livro do autor, reafirmo a minha admiração e paixão, pelos livros do Augusto Cury. É maravilhoso, quando você, já conhece a linguagem do autor, que em um dado momento até pode parecer, repetitivo e mesmo assim, o autor, consegue, te prender e te surpreender,como se você tivesse, lendo o primeiro livro.


se você quiser ler algum livro do Augusto Cury, você terá que gostar, de filosofia, ter curiosidade, sobre pedagogia, psicologia e etc.




Em Armadilhas da Mente a história se passa entre o casal Camille e Marco Túlio. Marco Túlio é um ocupado, e rico, banqueiro. Camille, uma intelectual, escritora dona  de  uma inteligência, admirável. A história, aborda temas como qualidade de vida, sobre a difícil, convivência, de casais que não tem tempo, para uma vida com pequenos prazeres diários. Como o tipo de  casal que trabalha um ano inteiro, para juntar dinheiro e poder fazer a viagem dos sonhos, mas quanto tempo juntos teve que ser sacrificado, para que se trabalhasse, para fazer essa viagem? "Sacrificamos o presente, para construir o incerto, o  futuro, que talvez, nem chegue a ser vivido". ( filosofei, efeito colateral deste livro). Marco Polo. personagem, no livro O futuro da Humanidade, reaparece, nesta história o psiquiatra, que irá ajudar Camille a reconstruir, a sua história reeditando seus traumas. Em seus livros Cury, aborda de maneira sutil sua teoria  da inteligência Multifocal. Mas não se assuste, isso não irá deixar de emocionar, e de te surpreender. A leitura é muito boa desde que você se sinta atraído, por tal assunto. Mas em muitos momentos a gente pode sim se identificar, com alguma, dor ou trauma da personagem, os personagens são fictícios,mas os acontecimentos e traumas, são bem reais, já que a maior fonte de inspiração do autor são suas. mais de 20 mil sessões de psicoterapia e consultas psiquiátricas.



Camille é uma mulher rica inteligentíssima, porém com muitos transtornos, e usa sua inteligência, para se defender, de muitos especialistas, que sem sucesso, atende a intelectual. Até que ela sai da cidade grande e vai morar em uma linda fazenda: A fazenda monte belo.


Lá Camille conhece,o  humilde e simpático, jardineiro: Zé do não, ou Zenão. Zenão tem este apelido, porque durante um período, de sua vida, era um homem negativo, que não tinha nem uma razão pra viver, assim como Camille teve seus traumas, perdas e dores. Mas graças ao amigo e  doutor Marco Polo,Zenão  conseguiu transformar sua vida, pra melhor. Por indicação, do Zenão, ao marido de Camille, Marco Túlio pede  para que Marco Polo, atenda sua esposa. O doutor aceita o desafio, quase impossível, e chega, de madeira muito cuidadosa e despretensiosa, na fazenda, Belo Monte. Pela primeira vez Camille encontra, alguém que não a  resume pelos  seus traumas, mas consegue enxergar, muito além de sua dor. Marco Polo, ajuda, Camille a vencer seus traumas, usando, a sua melhor arma, a inteligência.     


 "Não há mentes impenetráveis, apenas chaves erradas" (Augusto Cury)


Mas Zenão  tinha em comum com a doutora Camille, a a filosofia.  Ele também conhecia, um pouco de filosofia, mas para preconceituosa, escritora, um simples e feliz jardineiro conhecer um pouco de filosofia, já era algo extremamente, espantoso.

Esse, especial personagem irá transformar todo, preconceito, que Camille, tem sobre ele, em uma lida e frutuosa admiração. Camille passa por uma transformação, em sua emoção e   resgata, seus mais preciosos tesouros, os quais dinheiro nenhum  pode comprar. A satisfação de uma felicidade, alicerçada, no perdão, na compreensão e no amor.  


Em breve estarei postando frases deste mesmo livro. Bjs e até logo



OBS: Neste livro, muitos filósofos foram
mencionados: Heme, Kant, Husserl, Hegel,Camille Claudel, Voltare, Nietzsche, Arthur Schopenhauer, Sigmund Freud, Jean-Jaques Rousseau entre outros.    




 Por Bia Oliveira 





Sobre o Autor 



 O escritor mais lido da década. Livros publicados em mais de 70 países!
Ao longo de 25 anos de carreira, atuando como psiquiatra, pesquisador e escritor, o Dr. Augusto Cury alcançou o reconhecimento nacional e internacional, tornando-se o autor mais lido da última década, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo e revista Veja. Seus livros são publicados em mais de 60 países. Recebeu o prêmio de melhor ficção do ano de 2009 da Academia Chinesa de Literatura, pelo livro - O Vendedor de Sonhos - que em 2015 será lançado como filme nos cinemas. Dr. Augusto Cury é autor da teoria Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos, sendo um dos poucos pensadores vivos cuja teoria é estudada em cursos de mestrado e doutorado nos EUA, Europa e Brasil.


Fonte:  http://grupoaugustocury.com.br/

   

Um comentário:

  1. Acabei re reeler o livro, e já fiz propaganda pros amigos(as) sobre o livro e o quanto é maravilhoso, a história é muito linda a forma que o autor relata a história dos personagens é incrível ja amava psicólogogia hoje o amor so aumentou. Queria que lançacem um filme baseado no livro.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário