03 janeiro 2017

Resenha: Dançando sobre cacos de vidro

Dançando Sobre Cacos de Vidro







"Todo casamento é uma dança: complicada ás vezes, maravilhosa, em outras. Porém haverá momentos em que vocês dançaram sobre cacos de vidro". capa do livro


Uma blogueira em cacos! Olá queridos leitores! É assim mesmo, que estou me sentindo, após ler este livro.  "Um caco", emocionalmente. Ao ler a sinopse deste livro, gostei, achei que seria uma história super, emocionante e linda. Mas ela não é apenas isso. Ela é uma linda lição sobre o que é o "AMOR" na sua essência, e nos seus  atos.   


Muitas vezes, somamos o amor pela razões, da qual o outro nos faz, feliz. Com está história apreendemos que o verdadeiro, amor é medido pelas vezes que conseguimos suportar, os momentos difíceis, ao lado de quem amamos.  


Contra tudo e todos, Lucy, encorajou-se e começou a namorar Mickey. Mickey muito inseguro, tomado de amor e admiração, em um jantar romântico pediu  Lucy em namoro. Antes mesmo de se casarem Lucy presenciou, a primeira grande crise de Mickey, isso serviu como um duro teste, para Lucy, pois ela iria enfrentar alguns daqueles ataques psicóticos, ao longo de sua vida ao  casar com Mickey. Mas isso só fez com que ela tivesse certeza do quanto amava  Mickey. Após   cada  crise  e internação de Mickey. Quando ele voltava a vida normal. Tudo recomeçava. E o amor se fortalecia  ainda mais. 



- ...Essa mulher ainda me fascina, sobre tudo em momentos como este, quando saio do buraco com o cérebro embotado e a primeira coisa que consigo enxergar com nitidez é o meu amor. Todo ser humano que não bate bem deveria ter a mesma sorte.   Mickey 



 Mickey era empresário, dividia a administração da casa noturna, com o amigo. Lucy era professora. Os dois viviam em uma cidade, pacata. Mickey e Lucy moravam na casa em que Lucy cresceu, os vizinhos, eram verdadeiros amigos, do casal. E todos sabiam dos problemas, do casal e sempre os ajudavam. Quando Lucy já estava casada venceu um câncer. Ela  e as irmãs: Lily e Priss. Faziam periodicamente, exames de prevenção. Contra o câncer de mama. O histórico da família, de Lucy era preocupante, sua avó e sua mãe tinham morrido ambas com câncer de mama.  Essas três irmãs, eram exemplo de cumplicidade, e união. 



Quando a vida de Lucy e Mickey estava  mil maravilhas.  Em seus exames de rotina Lucy descobre, o impossível! Ela esta gravida. Impossível, porque Lucy depois de ter vencido câncer, ligou as trompas. Pra não correr o risco de engravidar, e passar para sua filha a triste herança, genética de sua família. E também pela herança genética de Mickey. A bipolaridade, Tinha levado a Mãe de Mickey a cometer suicídio. A avó, e a mãe de Lucy tinham falecido, por causa do câncer de mama.  Essas foram ás razões que lavaram o casal,  a não ter filhos.
     



A noticia pegou a todos de surpresa. E Lucy desde o primeiro instante, tinha certeza de que o bebê seria uma menina. 



Quando todos, estavam curtindo a chegada da criança. Lucy e Mickey escolhendo a decoração do quarto do bebê. Lucy e todos ficam apreensivos, diante de uma pequena alteração, na mamografia de Lucy. Da apreensão, até a certeza. Lucy estava com um câncer de mana agressivo, com metástase no pulmão. 





A primeira  alternativa mais eficaz, para salvar  Lucy era a  quimioterapia e radioterapia . Agressivas.Para isso Lucy foi, aconselhada   pelos médicos, a fazer um aborto. Sua família entrou em desespero com o diagnostico, e insistiram  para Lucy fazer o aborto.   Ela optou por, tardar o tratamento e seguir com a gravidez. Mesmo tendo uma possibilidade remota de cura, Lucy optou pela vida da filha.  

Essa para mim, foi a parte mais dramática da  história. Todos os dois lados tinham razão, a família de Lucy e o esposo queriam, que ela começasse, imediatamente o tratamento e fizesse o aborto. Ela por sua vez, tinha um forte argumento, ela era mãe. Ela racionalmente, tinha evitado de todas as formas, uma gravidez, e se mesmo assim a gravidez  aconteceu. Por um milagre. Esse milagre não poderia ser em vão. A menina tinha que nascer.   Creio que no mundo não á decisão mais difícil,do que escolher, entre a vida de duas pessoas que amamos. E ver uma delas, correr o risco de partir. 


“O amo tanto que, se pudesse, dançaria contigo para sempre sobre cacos de vidro.” Lucy 
    
 Nesta história tudo é muito a flor da pele. Tudo é muito singelo e fascinante. A não ser pelos problemas que secam este casal. E quando tudo, era caos, a força do amor, capacitava  para tudo suportar  e superar. Com eles o momento de ser feliz era    sempre, o hoje. Pois amanhã Mickey poderia ter um surto, ou Lucy ser diagnosticada, com câncer. O futuro é sempre incerto, para qualquer um de nós. E para eles eram muito mais. 



O livro têm 329 páginas, cada paragrafo contem significado, e importância, da composição da história. A narração é aleatória, vai do passado para o presente, de um  paragrafo, para o outro. De um personagem, para outro.  A leitura prende e emociona os leitores, de forma impressionante. A história é inesquecível. 




Por : Bia Oliveira   





 

   

6 comentários:

  1. Tem livros que realmente parece que roubam o nosso fôlego e gosto muito desses tipos. Muda algo em nós, nos deixa quase desgastadas. Eu quero muito ler esse livro. O título dele é bem intrigante. Enfim, ótima resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian vc descreveu perfeitamente o que este livro, nos causa. obgd pela visita bjs

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, parece ser lindo.
    Uma história para refletir muitos valores.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    http://doceestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Realmente Dayse é um livro, muito lindo.Ele descreve bem sobre o juramento que os casais fazem mas que nem tds cumprem sobre Amar na saúde e na doença.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia! Eu li esse livro em 2016 e virou meu preferido da vida! Chorei muito com a história e também fiquei em cacos no fim. Todos deveriam ler. Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário