19 agosto 2015

Frases: Parábolas

"Como as histórias contadas por Jesus têm o poder de inspirar e transformar nossas vidas"

Parábolas é o 2° livro da trilogia Sinais do Sagrado. Neste livro, padre Reginaldo Manzotti, mais uma vez, traz uma meditação, simples e  tocante. De aprofundamento com a palavra de Deus. Com Citações dos Papa (emérito ) Bento XVI, Papa  Francisco, e São João Paulo II. E  de alguns Santos. Salmos, orações,e testemunhos, de pessoas que ouvem o programa do padre no rádio. Também enriquecem, essa leitura.    Padre Reginaldo, além dos livros, também evangeliza através, de seus programas na TV. E através dos Cds. Como ele mesmo diz:  "evangelizar é preciso".
  



Frases selecionadas sobre a Parábola:  do Semeador (Mateus 13, 1-23)

*Não podemos acabar com o mal no mundo, mas podemos abrir o nosso coração para a Graça, fazer crescer e espalhar os frutos de conversão e as sementes do bem.

Com a Parábola do semeador, Jesus nos ensina a ser "solo fértil"...



*Muito diferente de nós, que vira e mexe queremos escolher a quem levar a Palavra, selecionamos de antemão que para alguns não valerá a pena, pois não vai dar em nada. O semeador, ao contrário sai sem escolher o solo. E seleciona e lança a semente de forma ininterrupta. É  importante entendermos que a semente é boa, Já os frutos dependem do solo. Geralmente, para um bom plantio é necessário que a terra esteja arada, tratada e adubada antes de receber a semente.




* Não basta ser um bom cristão, cheio de boa vontade, porque o que dá validade e se faz testemunho da presença de Deus em nossa vida são os frutos que a Sua Palavra produz em nós. A palavra de Deus é semente para as almas humanas, plantadas pelo semeador que é Jesus Cristo, porém, o não comprometimento e a falta de frutos depõem contra nós. Jesus retoma um ditado muito sábio que diz:  "Conhece-se a árvore pelos frutos"


* Quando não colocamos nossas tribulações nas mãos da Providência Divina, significa que acreditamos sermos os únicos capazes de encontrar a solução. Veja bem, não estou dizendo que devemos ficar de braços cruzados esperando o Senhor agir, Mas ter fé implica, sim, dividir o peso da nossa carga com Deus e confiar na Sua condução. Peçamos: "Senhor, me ilumine, me oriente, me conduza..." 



*Nosso coração fica sem espaço e se perde na busca do que é passageiro, não restando forças para as coisas eternas, como o amor e a justiça, verdadeiros frutos do reino. 


*Assim é a Palavra de Deus, mais do que uma mensagem, ela é manifestação da vontade e da ação do Senhor. Ela deve provocar decisão, mudança, acolhimento ao Reino de Deus e seguimento de Jesus. 


Frases selecionadas sobre a Parábola: dos trabalhadores da vinha (Mateus 20, 1-16) 



*O Senhor olha e não vê nossos defeitos; Ele nos quer independente de quem somos e de como estamos. 




* Feliz de quem desde  cedo encontrou o sentido da vida, o sentido para cada movimento de tudo, dos cosmos, da natureza, do seu "eu", e teve a vida inteira um conforto de Deus que o sustentou. Existe recompensa melhor que esta? A moeda de prata é para todos, porque o Céu é para todos, e não há lugar vip na morada de Deus. 



* Felizes somos nós quando choramos e temos Nossa Senhora ao nosso lado emprestando seu manto como lenço para nossas lágrimas. Felizes somos nós que, mesmo lamentando a perda de um ente querido, consolamo-nos com a esperança da vida eterna. 



* Não fiquemos pensando na moeda. Ao trabalharmos pelo reino de Deus, não o façamos esperando recompensa ou elogios, e sim movidos pelo amor. A própria oportunidade. o estar em Deus, servi-Lo e contar com Sua fidelidade já é nossa recompensa. 



Frases selecionadas sobre a Parábola: do Filho Pródigo (Lucas 15, 11-32) 

*Sempre é tempo de se levantar e voltar á presença de Deus; Ele nunca nos rejeitará.


*Se algum dia você se perdeu, volte para a casa do pai. Deus o aguarda,  e não hesite em reconhecer seu engano, porque Ele sempre vai amá-lo acima de tudo. 



Frases selecionadas sobre a Parábola: do Servo Mau (Mateus 18, 21-35) 



*Desculpar não é perdoar, e o perdão só cura quando reconhecemos a dor, conversamos sobre a ofensa e apesar de admitir ao outro que ele agiu mal e nos machucou, escolhemos não alimentar a tristeza, não guardar ressentimentos e em, Deus, perdoamos suas fraquezas e limitações.



Santo Agostinho disse: "Quando for rezar, comece perdoando".


*O forte perdoa, enquanto o fraco guarda mágoas e se vinga. Quando mais perdoamos, mais nos aproximamos da natureza de Deus.






Frases selecionadas sobre a Parábola: da Ovelha Perdida (Lucas 15, 4-7)



*Esquecemos que diante do Pai não há esconderijo para nossos pecados; Deus sabe tudo. Por outro lado, mesmo assim Ele nos ama, e atentar para isso nos traz grande conforto. 



* Será que não estamos passando uma imagem errada de Deus? Um Deus que procura motivos para nos castigar, em lugar de um Deus de misericórdia e amor? Se no livro de Deus somos muito mais do que apenas um número, se Ele se preocupa com todos nós e com cada um em particular, por que  todo esse afastamento? 

É exatamente esse o lado "construtivo" que Jesus Cristo nos apresenta nesta parábola...(Ovelha perdida)


* Deus é alegria, festa e Ele quer que sejamos felizes, porém a felicidade só brota quando estamos em Deus. Toda pessoa que se aparta de Deus colhe tristeza, angústia, desespero e se perde. Já quando enfrentamos qualquer situação em Deus, nós nos sentimos seguros e não deixamos espaço para o desânimo e a desesperança.




Frases selecionadas sobre a Parábola:O Bom Samaritano (Lucas 10, 29-37) 


*Nossa Alma anseia pela eternidade com Deus, mas persistimos em dividir nosso coração: Uma pequena parte para Deus e o restante para o mundo. Todos nós queremos encontrar um caminho, uma razão que justifique nossos esforços e dê sentido á nossa labuta, ao nosso viver.




* Assim como ninguém toca no fogo sem se queimar ou no gelo sem sentir frio, ninguém é tocado por Deus sem se transformar e se comprometer com o próximo.



* Quem ama a Deus necessariamente tem que amar o próximo; se não amar, não tiver paciência, solidariedade e viver só para si, não ama a Deus, porque no amor verdadeiro não há dois pesos e duas medidas, ele é inteiro.



*Jesus nos ensina que a compaixão é um gesto tão profundamente humano quanto divino. Ele nos chama a conhecer melhor o caminho da vida eterna, entender Seus mandamentos e vivê-los com gestos de solicitude e solidariedade para com as pessoas jogadas á beira do caminho.







Frases selecionadas sobre a Parábola:do Banquete Nupcial (Mateus 22, 1-14) 


*Deus não tem pressa. O tempo d'Ele é diferente do nosso.Na  Sua morada  não há relógio pregado na parede dizendo a que horas devemos entrar e sair. Tampouco um cronograma com metas e resultados esperados. A fé não é algo que Deus nos impõe, justamente porque ser cristão não pode ser um obrigação e muito menos um acaso em nossa vida, mas antes uma opção de vida, algo decidido conscientemente dentro de nós.



*Deus nos deixa livres, embora sempre nos convide para a profunda comunhão e aguarde nossa resposta. Deus nos ama tanto, que mesmo nos  amando é capaz de aceitar o distanciamento ou até uma  resposta negativa. Só quem ama verdadeiramente suporta o "não querer" Amor com "rédea curta" está contaminado por insegurança, pelo ciúme que desconstrói e suga. Deus nos ama a ponto de nos construir e não nos sugar, por isso muitos são chamados, mas poucos são escolhidos . Trata-se de se deixar escolher e também escolher. O Senhor nos convida ao banquete; o convite é aberto, mas não é uma imposição. 



*As vezes, quando em excesso, o trabalho se transforma em um empecilho para nossa comunhão com Deus. Os afazeres, o corre-corre diário, a "escravidão do fazer" são obstáculos para a oração, e a oração é um banquete com Deus.



*A Eucaristia é remédio, fonte de cura que restabelece nossa saúde espiritual e revigora nossa força física.



*A Palavra é aberta a todos, e todos nós somos convidados. Precisamos entender esse convite: Deus nos convidou pelo Batismo a sermos partícipes e coerdeiros da graça.



 Frases selecionadas sobre a Parábola: das Dez Virgens (Mateus 25, 1-13) 



  * O mais sensato é cuidarmos do presente, daquilo que hoje necessita da nossa dedicação, mas sem aquela sangria desatada de achar que o mundo vai acabar na próxima esquina, como se tivéssemos de viver cem anos em dez. Nesse sentido é saudável planejar o futuro, ter metas, sonhos e objetivos.





*Temos certeza do que fazemos hoje, porém cada dia que passa pode trazer uma surpresa e mudar o futuro. Para quem morre a espera é abreviada, mas haverá um julgamento final.



* A demora de Jesus é pedagógica para nossa santificação. Deus é misericórdia, mas também é justiça, e essa demora ocorre para que todos nós tenhamos tempo de nos converter .



"....Como faço para dar certo? " A solução certamente não é uma só, depende de um  conjunto de fatores, mas certamente agir com prudência já é meio caminho andado.



As frases foram  selecionadas de acordo com cada parábola. Vale muito apena ler este livro. Ele acrescentará muito, do conhecimento, e significado de cada parábola. As reflexões são muito atuais. Nunca esqueçam!

 "A palavra de Deus é viva, eficaz e atual" . 

Por Bia Oliveira

Sobre o Autor: 



Padre Reginaldo Manzotti


Padre Reginaldo Manzotti é um padre carismático do Paraná, desenvolvedor do projeto de evangelização "Evangelizar É Preciso". Iniciou seu sacerdócio em sua cidade, mas foi em Curitiba onde tornou-se conhecido, recebendo em suas missas caravanas de toda a região metropolitana de Curitiba, posteriormente de todo o estado do Paraná e a veiculação das celebrações pelo canal de TV E-Paraná. Seus discos e livros já venderam milhares de cópias por todo o país. Manzotti também é conhecido por ser o único padre no país a não pedir nenhum tipo de cachê por suas apresentações. Todo o lucro obtido com a vendagem de seus livros e CDs é revertido ao projeto Evangelizar É Preciso.

Fonte: Skoob 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário