04 maio 2021

Resenha: A última carta de amor



A Última Carta de Amor




Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento.


Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.




: Shailene WoodleyFelicity Jones, Callum Turner. As expectativas, ao ver o trailer são as melhores, a ansiedade me define neste momento. 


O início  da leitura  bem complicado. existem frases soltas, que a gente, não sabe quem é o emissor e nem o destinatário. Isso, faz parte do mistério, de uma linda história de amor. Quem tem inicio na década de 1960. E terá  um surpreendente, emocionante, inimaginável, final. Que valerá apena, não ter desistido, da leitura. 


Ellie Haworth. É jornalista no Nation. E sua redatora chefe, pede para ser feita uma matéria sobre o comportamento feminino, partir de cinquenta anos atrás.Ellie pega no arquivo do jornal matérias antigas para lhe servir de inspiração para seu artigo. Ellie pega um envelope que lhe chama a atenção, ao retirar o papel do envelope ela se depara com  uma carta, extremamente romântica. Uma carta onde o emissor, escreve lindas e apaixonadas palavras a sua amada, e logo Ellie se dar conta de que se trata de uma amor proibido. O Emissor da carta pede para ela abandonar tudo e ir viver com ele. 

"Saiba que você tem meu coração, minhas esperanças em suas mãos", (última frase da carta).


Ellie se emociona. Acima de tudo, porque ela se identifica, com os apaixonas da história, que ela nem sabe quem são. Ellie está tendo um caso com um escritor, a um ano. E apesar dele ser um escritor de sucesso, suas mensagens para Ellie, são torpedos que na maioria das vezes ela tem que decifrar o significado.


 " Ligação complicada de casa. Dublin semana que vem mas ainda não sei direito quais são os planos. Até. Bjs "


Por essa mensagem da pra sacar  que John, o famoso escritor é casado. As amigas da jovens, jornalista, não cansam de aconselhar a amiga a sair deste relacionamento. Ellie decide investigar, sobre a carta de amor que tanto a impactou, seu objetivo é descobrir o qual o desfecho, de uma história de amor. Depois de   quarenta anos. Ao passo que a jovem jornalista vai descobrindo, detalhes sobre esta história de amor, ela começa a ver seu relacionamento, com outros olhos e se questiona se vale apena continuar com o romance.  As pistas que ela têm, são:  que a carta foi enviada para caixa postal 13 em Londres. E que a carta foi assinada por B.






“Quando você me olhava com aqueles seus olhos ilimitados, deliquescentes, eu me perguntava o que você podia ver em mim?  Agora sei que isso é uma visão tola do amor. Você e eu não podíamos deixar de nos amar, assim como a terra não pode parar de girar em torno do sol”.







 1960 Jennifer, Sofreu um acidente de carro, e entre algumas sequelas, perdeu a memória. Não lembra de nada do que aconteceu.E nem sobre seu passado. Depois de alguns dias ela teve alta do hospital. E sempre que pergunta ao esposo, o  milionário Laurence sobre o que aconteceu ele assim como a mãe de Jany desconversa sobre o assunto.


Jany se sente estranha em seu próprio lar, sua mansão, é totalmente desconhecida para ela. A única coisa que a faz se sentir em casa são os porta-retratos, espalhados pela casa, é quando ela se dar conta de que realmente aquela casa é dela e que realmente aquele homem, que ela não sente nada por ele é realmente seu esposo.


Jennifer Stirling tentando descobrir quem ela realmente é faz uma arrumação do seu quarto, enquanto arruma e tenta lembrar de sua vida ela encontra, uma carta de Amor dirigida para ela. Ela em um primeiro momento fica em choque, Depois encontra mais duas cartas.  E através das cartas descobre, que seu amante conhecia seu esposo. Mais quem será este homem? Será que é um dois amigos do seu esposo?


Laurence Stirling esposo de Jannifer é um homem, de negócios, vive viajando. Tem a esposa como um objeto, ao qual ele exibe, ao qual todos elogiam. Mas apesar disso, Jany muitas vezes é humilhada pelo esposo. Em alguns momentos Jannifer, acha que todos os amigos do casal, já perceberam que eles vivem de aparência. 




Antony O'Hare  É  jornalista  divorciado, tem um  filho Philippe. Antony é correspondente,internacional, no  jornal Nation. Foi escolhido para fazer uma matéria com o empresário Lourence, em sua casa de veraneio no sul da França. Na Riviera francesa. Anthony relutou o quanto pode para não fazer está matéria. Ele fazia cobertura para o jornal na África. Jantar com milionários, e socialites, não era seu forte. Porém não tendo como se safar teve que ir. O que ele não sabia era que essa viagem mudaria definitivamente sua vida.



“Você é a forte de nós dois, a que é capaz de suportar conviver com a possibilidade de um amor como este, e com o fato de que ele jamais nos será permitido”.








Entre encontros desencontros, e muitas reviravoltas a história de amor entre Anthony e Jennifer, leva quarenta anos para que todas as, dúvidas, e desentendimentos, sejam esclarecidos. Através, de uma jovem jornalista. Que trabalha no mesmo jornal. que Anthony, trabalhou, há quarenta anos atrás.   


No Inicio da leitura tive um pouco de dificuldade. Sobre a questão do tempo, varia de 1960, a quatro anos depois. E que dá um salto até os dias atuais. Também me  pegava de surpresa alguns personagens, que apareciam na história sem precedentes. Mais nunca despreze, um personagem desta história. Jojo consegue, o que poucos escritores conseguem. Escrever uma história, tão amarrada, onde nenhum  paragrafo, se faz desnecessário. História maravilhosamente Surpreendente.

 Por Bia Oliveira




Sobre a autora:  


     




    Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres, no Reino Unido. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Sheltering Rain, foi então que resolveu dedicar-se à escrita.

Fonte: Skoob

37 comentários:

  1. nossa!! estou lendo este livro. Jojo como sempre me surpreende, sei que sempre posso espera algo surpreendente nos livros dela. também fiquei um pouco enrolada no começo...

    ResponderExcluir
  2. Li este livro no ano passado e simplesmente amei! Gostei de basicamente tudo nele.
    Os personagens são extremamente coerentes, dá para imaginar que os atuais poderiam ser nossos vizinhos e os "antigos" conhecidos de nossos avós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! é verdade gosto muito destas história que descrevem duas gerações. Nós faz ter saudades de um passado que nem vivemos né? bjs

      Excluir
  3. Olá! Nunca li nada da Jojo, mas tenho bastante curiosidade em conhecer suas histórias. Gostei da premissa desse, parece ser um livro bastante bonito, que prende o leitor. A capa é bem delicada, gostei. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana ! esté livro no inicio nós confunde e depois dos reprende, e no final nós deixa nas nuvens. De tão lindo que é o final. Bjs

      Excluir
  4. Oie!
    Eu já li vários livros da autora, e gosto da narrativa onde sempre traz um assunto delicado, e momentos emocionantes na trama.
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro, e adorei a história inteira. Muito emocionante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Oii!!

    Eu ainda não li esse livro bem nada dá autora. Na realidade não tenho muita curiosidade não.
    Acho que teria problemas com essa mudança de tempo tbm...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana! Esse problema é inevitável. Mas fave muito apena supera-lo pois a história é linda. Bjs

      Excluir
  6. Olá, nunca li nada ada Jojo. Fiquei com receio de serem dramáticos demais e estou preferindo leituras mais leves. Obrigada pela dica, prestarei atenção! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beta! A Jojo tem escrito histórias para tds os gostos. Este não livro não um é drama é um romance. Que tem lá seu momentos dramáticos. Mas tenho um dica de um livro da Jjojo bem leve. Tipo sessão da tarde. É o livro Baía da Esperança. Tem resenha dele aqui no blog. bjs

      Excluir
  7. Olá
    Ainda não li nada da Jojo, mas tenho vontade de conhecer a escrita dela, mesmo não gostando de romances sempre que leio resenhas de seus livros eu acho tão fofo que me dá vontade de ler

    ResponderExcluir
  8. Oiii, tudo bem?
    Fiquei bastante envolvida com essa sua resenha, pois a obra me atraiu tanto, o livro sei que emocionaria tanto e choraria horrores, a história parece ser bem fofinha.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Morgs pela visita! Faça a experiência de ler, algo da Jojo. E compartilhe sua opinião aqui no blog com a gente. Será um prazer. bjs

      Excluir
  9. Menina, tem tantos anos que eu li esse livro, mas sempre amei muito. Lembro que na época eu fiquei muito confusa no começo da história, com as passagens de tempo, em saber se estavamos no presente ou passado, mas quando me achei a leitura fluiu de maneira maravilhosa! E eu estou louca nessa capa nova que a intrinseca fez. Ficou tão linda! Parabéns pela resenha

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzane ! este livro é totalmente linda né? da capa ao conteúdo. Tudo nós prende, e no final vale muito apena, superar a confusão inicial da leitura. bjs

      Excluir
  10. Olá!

    Gosto da Jojo, mas não me interessei por esse, achei confuso demais. Mas pode ser que, um dia, mais pra frente, eu leia, já que nada dela deve ficar para trás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Kamila ! entendo o que vc tenha abandonado ele. eu tbm quase fiz isso, mas como vc disse nada da Jojo fica para trás e prossegui a leitura, e não me arrependi de ter continuado. Espero que volte a ler o livro, pois sei que não se arrepender, de ter dado uma segunda chance ao livro. bjs

      Excluir
  11. Acho lindas as capas dos livros da Jojo e tenho muita curiosidade de ler Como eu era Antes de Você, porem suas outras histórias não me atraem, mesmo achando os temas sempre lindos e tenho certeza que a autora é maravilhosa, mas ainda não bateu a curiosidade.
    Quem sabe um dia né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda! é verdade, eu tbm tenho muitos autores na lista de espera, que só vejo, falar bem, que a capa dos livros são lindas porém, não me sindo atraída o suficiente para começar a ler as obras deles(a). Enquanto outros escritores eu gosto tanto que tenho vontade de ler até a lista de compras deles (a) e no caso a Jojo é uma delas. Paciência né? bjs.

      Excluir
  12. Menina!
    Você acredita que eu nunca li a Jojo? Parece até brincadeira... Esse ano eu vou incluir alguns livros dela nas minhas leituras, pois eu sempre ouço dizer que os livros dela são lindos. Obrigada por partilhar com a gente! Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drica! Dê uma chance a Jojo e vc não irá se arrepender. E depois venha ao blog, compartilha com a gente, sua opinião sobre os livros dela. Será um prazer. bjs

      Excluir
  13. Olá linda,

    Tenho uma "penca" de livros dessa mulher, mas desisti de lê-los quando não consegui terminar Como eu era antes de você e A garota que você deixou pra trás.Não consegui seguir com o estilo de escrita dela,então acabei deixando de lado os livros dela. Minha irmã ama as obras dela.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Joanice ! nem sempre a vida é justa né? Vc tem uma "penca" de livros dela. E não gosta dos livros. Enquanto eu gostooooo, muito dos livros dela e até agora só tenho quatro. Se quiser doar está aqui quem quer kkkk. obgd pelo comentário bjs

      Excluir
  14. Olá,
    Ainda não li essa obra da autora, mas já tive contato com outras três e tenho que dizer que gostei muito.
    A premissa é bem interessante e quero saber mais sobre os personagens!
    Talvez essa parte em relação ao tempo que varia bastante faça com que a leitura demore um pouco para que eu possa me situar e entender a proposta da autora, mas tenho que concordar que as tramas que a autora constrói são bem amarradas.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Michele ! apesar nesta dificuldade, com o tempo. De tds os livros da Jojo que li, este eu considero o melhor. E entre tds os romances, que li. (em geral) este é um dos mais lindos. super indico a leitura. bjs

      Excluir
  15. Olá.
    Nunca li nada da Jojo, mas seus livros estão na minha lista, esse tem uma premissa interessante, sua resenha me deixou curiosa e me alertou ... não vou ir com tanta sede ao pote, já que o inicio é meio confuso por conta das alterações de tempo, ler o livro sabendo disso já ajuda muito, mas fiquei feliz ao saber que é um livro emocionante, tenho certeza que vou amar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! que bom que minha resenha ajudou. creio que alertar o futuro leitor, sobre alguma peculiaridade, que possa encontrar, na leitura é fundamental. Pois muitas pessoas poderiam desistir, por causa disso, e perderiam de ler uma história maravilhosa. bjs

      Excluir
  16. Estou louco para ler este livro,s ei que vou me encantar pois a escrita de Jojo é incrível. Fiquei ainda mais ansioso para adquirir o livro e devora-lo em poucas horas, depois que li esta sua resenha. Os personagens são encantadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita, e pelo comentário. Espero que quando vc ler o livro, volte ao blog e compartilhe conosco sua opinião. Será um prazer. bjs

      Excluir
  17. Olá, tudo bem? Tenho uma amiga que adora esse livro e já fez minha cabeça para lê-lo. Ainda estou esperando uma brecha nas minhas leituras para começar. Adorei a resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carol pela visita! Espero que leia o quanto antes, e volte ao blog, para compartilhar, conosco sua opinião bjs

      Excluir
  18. Oooh, adorei a resenha, já tinha visto o livro por ai, mas não tinha reparado na sinopse e ainda nao tinha visto resenha, gostei mesmo, adicionando como desejado no skoob...rsrs

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  19. Oi Viviane ! obgd pela visita, e pelo comentário. Espero que faça uma boa leitura. Ficarei feliz por te-lá ajudado a conhecer um bom livro.

    ResponderExcluir
  20. Olá!! Amei muito da sua resenha, embora ainda não tenha lido nada dá Jojo (vergonha). Pretendo ler em breve Como Eu Era Antes de Você e já tenho certeza que este livro virá para minha estante também 😍 obrigada pela dica! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário