11 maio 2016

Frases: É Sagrado Viver

Em  "É Sagrado Viver" Padre Fábio nos apresenta crônicas, com temas. variados. Entre eles, momentos, pessoais, como a morte, da irmã, o primeiro dia de aula, entre outros... Com sua poética, e seu modo peculiar, de enxergar o cotidiano, o escritor, nos ajuda a refletir, sobre a sacralidade, da vida cotidiana. E nos ajuda  a reconhecer, o quanto:  "É Sagrado Viver".  





*O cotidiano me absorve. Um engasgo de emoção me recorda a condição de vivente. A vida me afeta. Sorriu sozinho ao reconhecer que os detalhes do mundo ainda me assombram. Não sou indiferente ás transcendências da cidade, ao milagres que estraçalha o espelho dos dias e vem lavar meu olhos com sua luz delicada.





*Tudo o que quero cabe em minhas mãos. Apenas um copo de água fria. Na hora da sede, não existe existe riqueza maior. Nem ouro me interessa. Quero mesmo é o frescor que cessa o árido da boca, a riqueza do líquido que não tem gosto. Maior desgosto não há do que ver passar a jarra sem conteúdo e o rumor entre os donos da festa diante da dura realidade: a água acabou.



...Deus também nos chega pelo contrário dos fatos. Sua entrada  na história foi marcada pela contradição. Não havia lugar para o Criador de todos os lugares depositar o seu Filho. O verbo se fez carne e se conjugou entre nós. Armou acampamento entre nossas casas e quis provar os sabores de sua criação. Pelos paladares do Filho, o Pai provou o mundo.




* Deus também passou pelo tempo. Depois de sua passagem, a liturgia das horas, a reza que devolve aos corações a esperança que o sofrimento ceifa, o rito sacramental que nos antecipa o que já é eterno.




*Esperar é uma forma de crer em segredo. É acreditar,sem o alarde do rito que o Cristo não se opõe aos fracos, ao contrário, se dispõe generoso, á porta do nosso pecado, a esperar por nós.



*A vida é narração. A vida é drama. A vida é tragédia. Nem mesmo Deus se livrou dela. O mistério da incarnação nos revela isso. Um drama completo original. Um Deus que se humaniza para experimentar o desconforto e o encanto de ser humano, de se divertir com a comédia, de se emocionar com a dor, e de não fugir do trágico. No alto do calvário, o drama divino assume o seu ápice. Morre humilhado, solitário, administrando sozinho o pavor que todo vivente precisa enfrentar no momento derradeiro.



* A vida ganha novas cores quando se anda á toa em fins de tarde. Andar sem culpa, sem pressa de voltar ao ofício de ser triste, permitindo que as mágoas fiquem pelos caminhos...





*Deus é a surpresa, o inesperado movimento a quebrar o cotidiano,  emprestando-lhe novo significado, retirando-o da mesmice, renovando-lhe a beleza.





* Sempre acreditei que pobreza   maior  não é fruto da restrição material, e sim da restrição á capacidade de sonhar.




*Quem não alimenta o seu querer, mesmo que ainda respire, pode se considerar morto.





* É por meio de realidades humanas que Deus passa pelos jardins da história, deixando encalços onde ousamos colocar os nossos pés. Quando saímos da janela para vê-lo passar, ele já se foi. Ele não se deixa aprisionar. Mas as marcas de sua passagem nos provocam para a consciência de sua presença. O ausente é presente.





*Distante do que quero está o que possuo.(...) Meu querer é silencioso e não causa alarde. Apenas arde em processo de doer. Sulca com dolorida força o interior da carne, mas não gera gritos. Apenas promulga palavras. 






Postado por  Bia Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário