07 agosto 2016

Resenha: Confissões de Uma Garota Excluída, Mal - Amada e (Um Pouco) Dramática

Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.

O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.




****


Alou ! Brasil, Polo Norte e China ! Esse é o bordão, da apaixonante, Teanira (Tetê ). Como foi gratificante ler este livro. Rir feito uma maluca, me emocionei, feito, uma adolescente dramática. Tetê é uma adorável. Adolescente  Mesmo sendo excluída, mal-amada e (um pouco tramática ). 
Uma peculiaridade, da fofa da Teté é que entre um, trama e outro, ela adora cozinhar. Para a família. 

As receitas estão no livro, para quem quiser se arriscar na cozinha. 


Tudo começa a mudar, quando a família, da Tetê, começa a questioná-la. Sobre o seu comportamento: Sempre triste de cara amarrada, não têm amigos, não tem namorado, prefere sempre  músicas e livros tristes. A  mãe de Tetê, leva ela a um psiquiatra: Dr Romildo. Apesar da resistência, inicial Tetê, aceita levar a terapia a sério.   

Tetê, tem uma nova vida pela frente,muda de  escola onde ela não será chamada de Tetê do cecê. vai morar com os avós. Junto com os pais.  Na escola no primeiro dia de aula faz um amigo. O tímido e educado  Davi. Tetè ficou muito feliz por fazer um amigo. Logo depois o Zeca um amigo do babado e o Erick. Esse rapaz fez nossa adorável, adolescente fica confusa entre levar adiante sua promessa, de nunca mais se apaixonar. (divido a uma decepção amorosa) ou abrir uma exceção, diante da belezura do rapaz. A nova escola, era o lugar onde ela tinha encontrado, mais gente legal. do que poderia haver, no resto do Brasil, Polo Norte e China juntos. Pela primeira vez, ela fazia parte de uma turma, recebia mensagens no  whatsapp. Que não era do grupo da família. A vida estava, sendo muito boa longe no  bullying, que ela sofria na antiga escola.  Mas nem tudo são flores, Entre tanta gente legal eis que Valentina. Uma menina linda, magra, loira e má. É a pedra no sapato da garota. Valentina é a única garota na escola, que faz, questão, de insultar a Tetê. Simplesmente para se sentir superior a ela. 



 A  garota que superou o  bullying. Que ama cozinhar, adora morar com os avós. Que elevou a autoestima. graças aos  bons amigos que á amam. Graças ao amigo Zeca que a ajudou  a  se valorizar esteticamente, não se transformando em uma das meninas, que tanto  esnobaram, dela. Mas se descobrindo de forma natural, respeitando, suas características e biotipo.A  fez descobrir   o seu lado belo, que nunca ninguém tinha enxergado. Tetê se transformou, em  uma menina bonita, sem ter que aderir, a ditadura da beleza, a todo custo.  


Aos  poucos a garota, vai, sendo incluída, e bem amada.  Sim Brasil, Polo Norte e China. BEM AMADA!!!  por Erick (seu lindo) e pelo fofo, Eduardo (Duduau ) O irmão mais velho do melhor amigo da Tetê. O Davi. Gente o ser humano, não pode viver sem um drama.Em um   dia a pessoa, fica triste porque, está sendo excluída. No outro, o trama, é;  está sendo disputada por dois garotos e não saber ao certo com quem quer fica. Erick ou Eduardo ? Esse é o novo trama da garota, que já mão pode dizer, que é mal-amada. kkkk 

Thalita fala sobre assuntos sérios, de uma forma super descontraída e  envolvente. O principal deles é o  bullying. Tetê é uma menina triste, mal-amada e excluída. As confissões de uma garota... mostra como os tramas vividos por muitos adolescentes. Seja no mundo real, ou virtual. Afetam, diretamente, na formação, de uma pessoa. Muitas outras realidades, são abordadas, como os jovens que moram com os avós. E como isso pode influenciar de forma positiva, na vida deles. A convivência, muitas vezes difícil com os pais. Mas mesmo assim não deixa de ser valiosa, e essencial. Sobre os conflitos de geração, entre avós e netos. Que se torna muito  prazerosa. Quando, um tenta entender o mundo do outro.Com amor e respeito.   

Para finalizar: Este livro, é para os jovens, se identificarem.  E para os adultos, conhecer , um pouco do mundo dos jovens. Seus conflitos e  inquietações... Que muitas vezes, são vistos como rebeldia, sem causa, mas que muitas vezes, pode ser uma reação causada, pelo bullying, que hoje é tão comum, entre os jovens. Infelizmente. Bullying é um assunto sério, que não pode ser, um tabu entre pais e filhos. Escola e aluno. Endivido e sociedade. Este livro de forma leve, nos ajuda a começar a entender, as causas e as  reações. Do bullying. Desde do ponto de vista do  agressor. Aos  traumas de quem é  agredido.  



Por Bia Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário