16 fevereiro 2017

Resenha: A Espiã


Sinopse:  Mata Hari foi a mulher mais desejada de sua época: bailarina exótica que chocava e encantava plateias ao se desnudar nos palcos, confidente e amante dos homens mais ricos e poderosos de seu tempo, figura de passado enigmático que despertava o ciúme e a inveja das damas da aristocracia parisiense. Ela ousou libertar-se do moralismo e dos costumes provincianos das primeiras décadas do século XX e pagou caro por isso: em 1917, foi executada pelo pelotão de fuzilamento do exército francês, sob alegação de espionagem. Em seu novo romance, Paulo Coelho revisita com brilhantismo a vida dessa mulher extraordinária, mostrando ao leitor que as árvores mais altas nascem das menores sementes.

***



"Sou uma mulher que nasceu na época errada e nada poderá corrigir isso. Não
sei se o futuro se lembrará de mim, mas, caso isso ocorra, que jamais me vejam
como uma vítima, mas sim como alguém que deu passos corajosos e pagou sem
medo o preço que precisava pagar".



Olá visitantes!  Trago para vocês minha resenha. Sobre o mais recente, livro do Paulo Coelho. A principio o que me levou a ler, este livro, foi pelo nome do autor sem dúvidas. Em segundo lugar foi a curiosidade. Sendo um livro baseado em fatos reais, me estimulo-o um pouco mais a ler o quanto antes está história. Sobre esta mulher, que durante a primeira guerra mundial, conseguiu, fazer história, tão significante, que é até hoje lembrada, em biografia, documentários, e agora, neste livro.


O livro começa com um prologo. Que relata rapidamente sobre os pais, e a vida de Mata Hari. O livro, não é uma biografia da artista. O livro é escrito como uma longa carta de Mata Hari para a filha. A carta é escrita apartir de fatos reais, com alguns dialógos, criados pelo autor.  Da perda dos pais, há ter sido, violentada no colégio, interno. O casamento. A idá a Paris, onde se tornou uma dançarina exótica.  Fama, sucesso, joias, dinheiro, e homens.


Assim  descrevo Mata Hari... Uma mulher que sabia, seduzir os homens e tirar deles o que quisesse. Uma mulher, que tentou não acreditar, no amor. Pois foi aconselhada a nunca se apaixonar, já que o amor, faz perder, o controle sobre a própria, vida,,. Só não ensinaram a ela, a nunca confiar, nos homens. Qual o homem que iria defender uma mulher, com quem tinha se envolvido, e estava sendo acusada de ser uma ESPIÃ de guerra? ! Sendo eles, os mais interessados, em condena-lá. Sedução, traição e injustiça. Tudo relatado, pela Mata Hari.




"O pecado não foi criado por Deus, foi criado por nós quando tentamos
transformar o que era absoluto em algo relativo. Deixamos de ver o todo e
passamos a ver apenas uma parte; e essa parte vem carregada de culpa, regras,
bons lutando contra os maus e cada lado achando que está certo".





Em dado momento relata-se  declínio, de Mata Hari.  Os quilos a mais, a idade, e sua  flexibilidade, que já não era mais a mesma. Isso não passava despercebido, aos olhos, da imprensa que  a exaltava, e que com o passar do tempo, estava, ressaltando, sua forma, menos atraente, e mais madura.Algumas mulheres, já estavam na mídia, almejando o posto de sucessora de Mata Hari.

A carta de Mata Hari, Que mistura realidade e fição: É  por vezes, comovente. Em outros trechos, nos faz  pensar que Mata na maioria das vezes, foi vitima das circunstancias. E escrava da própria beleza. Sendo no fim humilhada, pela falta dela.  E por fim não sabia, mais quem era. Do mito, ao fuzilamento... Diante de cada circunstancia, ela era, uma.  Mas sem nunca deixar de ser forte, e decidida. Prostituta, heroína ou vitima? cabe a cada um que ler este livro, fazer sua própria analise...






(Antes conhecida por um nome escolhido por seus pais, Margaretha Zelle, e
depois obrigada a adotar seu nome de casada, Madame MacLeod, sendo
finalmente convencida pelos alemães, em troca de miseráveis vinte mil francos,
a passar a assinar tudo que escrevia como H21.) Mata Hari 


O livro termina com uma carta comovente e reveladora do advogado de Mata Hari, que pede perdão, por não ter, conseguido livra-lá da condenação, de fuzilamento. Eu gostei do livro, De leitura rápida, porém, nos deixar, pensativos, por um bom tempo... Já que se trata de uma história, real. de uma mulher, que sempre buscou  ser livre.

Por Bia Oliveira

Imagens fonte Google

OBS:   Está resenha foi editada após a entrevista de Paulo coelho ao programa do Jô Soares
Na entrevista o autor, esclareceu alguns fatos, sobre o que era ficção e  realidade, já que não só eu, mais muitos leitores, tiveram dificuldades, para distinguir, os fatos reais, e os diálogos fictícios. Na verdade eu atribuo, está boa confusão ao talento do escritor.

Recomendo que assistam a entrevista, é muito boa.      

19 comentários:

  1. Nossa, eu não sabia que se tratava disso, se soubesse tinha procurado o livro também porque não sou muito fã do autor pelos livros que li. Mas agora a curiosidade me pegou!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! este é o segundo livro do Paulo que leio e gostei muito. bjs obgd pela visita

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Gostei de poder ler sua resenha, especialmente porque nunca tinha lido nada a respeito e fiquei bem curiosa diante da premissa. Já li alguns livros do autor e gostei muito de seu estilo de narrativa sim. Obrigada pela dica!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem??

    Eu nunca li nada do autor, acredita?! Preciso dizer que a primeira vez que eu vi a capa, eu não gostei muito... Mas vendo a história, tenho outra opinião agora. Com certeza eu seria a perdida sobre o que é real e o que não é haha

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tnetei ler um livro do paulo Coelho e não fluiu, então, nunca mais procurei mais nada dele pra ler. Achei a premissa deste livro interessante, mas ainda assim, passo a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Não consigo ler os livros do Paulo Coelho, mas gosto de conhecer as histórias dele através das resenhas, esse livro parece ser muito bom, como você diz nos faz refletir... é uma trama bem elaborada e se nos colocarmos no lugar da mulher, ela passou por poucas e boas durante toda a sua vida! É com certeza uma boa dica para os leitores do autor!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oie
    eu já li uma obra do autor e gostei muito, porém, esse gênero não é o que me desperta a vontade de ler então deixarei passar a dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OIi
    Não consigo me interessar por nenhum livro do autor. Creio que ele é um autor muito comercial (escreve por dinheiro, não por amor) então eu passo a dica hoje. =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  9. Olá, sou apaixonado pela escrita de Paulo e este livro dele me parece ter uma premissa bastante instigante que realmente é de chamar atenção. Gostei de como o livor mistura ficção e realidade e traz uma historia tão comovente, quero muito poder ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Já li dois livros do Paulo Coelho, e quando soube que a mulher retratada na sua última obra é baseada em uma mulher real que fez história na Primeira Guerra Mundial, fiquei super interessada em conhecê-lo. Eu também ficaria muito confusa em assimilar o que é verídico e o que é ficção, haha. Me parece ser um livro incrível e espero gostar tanto quanto você quando tiver a oportunidade.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Oiee...
    Eu tenho uma certa admiração pelo Paulo Coelho, mas confesso que não sou de ler as obras dele. =/
    Sua resenha me instigou, no entanto. Quem sabe, né?
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Não conhecia a obra resenhada, mas, achei a premissa bem legal e acho que é uma leitura que me agradaria, pois, o livro traz elementos que me agradam em uma leitura.
    Dica anotada ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiee!!
    Li muitos livros do Paulo Coelho na adolescência e atribuo ao autor grande parte do meu vício em leitura. Porém, há muitos anos não leio nada dele, acho que me cansei um pouco de sua escrita.
    De qualquer forma, a história me pareceu muito interessante, principalmente por ter elementos biográficos. Espero ter a oportunidade de ler.
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, nunca li nada do paulo coelho, e fiquei interessada nesse livro mas tive certo medinho de conhecer. Mas gosto de livros que envolvem partes reais, e é interessante ver a vida dessa mulher que foi tão cheia de nuances. Bacana que ele esclareceu em uma entrevista algumas curiosidades.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Pode parecer exagero meu, mas estou aqui com o coração na mão por conta da sua resenha. Já peguei este livro na mão umas 500 vezes e sempre acabei trocando ele por outro. E todas as 500 vezes também peguei o livro por conta do autor (O Alquimista ainda é um dos meus livros favoritos). A história, pelo que você nos conta, é bem mais do que qualquer sinopse poderia descrever e agora sinto a necessidade e obrigação de ler A Espiã.
    Adorei a sua resenha.
    Bjs.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  16. Achei bem interessante. Não tinha ideia sobre o enredo que o livro carrega, na verdade pensava em uma história bem diferente. Gostei de saber que se trata dessa personagem conhecida e muito falada. Uma ótima oportunidade de conhecê-la mais.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Já estava bem curiosa a respeito desse livro, não sabia que era baseado em fatos reais, o que torna ele ainda mais interessante. É muito legal quando a ficção e a realidade se misturam assim e nós mesmos temos dificuldade de distinguir o que é o quê. Adorei a resenha!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  18. Olá!!!

    Sempre fico com o pé meio atrás com os livros do Paulo Coelho, nunca li nada dele, mas já vi tanta gente criticar que é impossível não focar receoso. Mas depois dessa sua resenha minha vontade era começa a ler o livro agora, amo quando os livros trazem um pouco de histórias reais. Vontade de sair correndo para livraria.

    Beijos e parabéns pela resenha!!!
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nossa, esse livro parece ser muito bom! Eu quero ler, gosto de tudo que é emocionante e como também é baseado em fatos reais, deve ser muito bom!! Eu já ouvi falar sobre ele em um doc sobre a Alemanha.

    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário