29 janeiro 2017

Frases : O discípulo da madrugada

Sinopse: A vida espiritual é uma travessia que nunca termina.
Em 'O Discípulo da Madrugada', Padre Fábio de Melo nos apresenta um personagem religioso e bem-intencionado que tem sua vida modificada ao se tornar amigo de Jesus, antes de presenciar sua crucificação. Ao ouvir a pregação de Jesus, esse homem sente ruir a estrutura que até então dava sentido à sua vida. Desalojado em si mesmo, ele inicia uma aventura encantadora pelos caminhos da liberdade interior. Um personagem que tem um pouco de todos nós. Ou muito. É preciso observá-lo de perto, pois pode ser que o conheçamos bem. Pode ser até que a identificação seja tão profunda que, sem receios, possamos dizer: este sou eu.


Tudo começou com o livro: Quem me Roubou de Mim? em 2008. E desde então a cada livro, que o Padre Fábio de Melo, lança é sinônimo, de sucesso. Porém apesar de ser religioso, ele não se limita, a  escrever, apenas, livros religiosos.  Ele também escreve,   outros gêneros  literários, como: Contos, crônicas e romance. (em ambos sempre prevalecendo, a poética,filosofia e teologia, nas entre linhas)  Que é o caso do livro:  "Tempo de Esperas". Que a  algum tempo, foi noticiado, que será adaptado, para o cinema. E o próprio Padre Fábio de Melo, recentemente,confirmou a noticia.  O discípulo da Madrugada, é o livro, mais recente.  O lançamento ocorreu  em 3 de Abril de 2014. Este livro diz ele: nasceu do desassossego...

-Incomodava-me ler salmos onde prevalecia uma linguagem bélica, colocando Deus como um combatente que fazia questão de destruir os inimigos de seu povo. 

"Entre os ensinamentos que eu adquiria na catequese e as lições que recebi no colo da minha mãe  havia uma discrepância. Ainda que nunca tenha frequentado uma aula de Teologia, minha mãe foi a primeira teóloga que pude conhecer. Ela me apresentou a Deus por meio do Coração de Jesus". 

O discípulo da madrugada é um livro. Muito tocante. A visão do discípulo  pode ser também a nossa  visão  Porque muito do que ele pensa sobre Deus, é o que também abita nos nossos pensamentos. Nesta história, fazemos a travessia. Sobre o que sabemos, a respeito do  Deus cruel, citado nós salmos, ao Deus pai misericordioso. Revelado a todos por meio do Seu filho Jesus Cristo. Um Deus que ama, incondicionalmente. Mas que encontra o tempo todo, barreiras, para demostra esse amor. Devido as nossas limitações. Deus só abita no coração naqueles, que permite sua entrada. Ele não é invasor. É um amigo, que  deseja ardentemente ser bem  recebido.  



* A imagem que temos de Deus passa pelo que sabemos de nós mesmos. Se somos mesquinhos, é natural que o imaginamos limitados pelo mesmo mal. 



* Deus não é mesquinho. Não podemos acreditar que Ele seja capaz de nós pedir algo que venha ferir sua essência. Deus é amor. E seu amor comporta a Justiça. 



* Os obstáculos impostos por nossos limites nos prejudicam na contemplação da verdadeira face divina. 



* Deus é amor, e porque é amor jamais lhe pediria algo que não passasse pelo amor. 



* O que já conseguimos conhecer de Deus não pode ser mensurado. Cabe apenas um reconhecimento honesto de onde nos encontramos nesta travessia. 



* A ação de Deus nos antecipa em tudo. No bem que fazemos, na profecia que gritamos, no amor que amamos. Ele só me pede aquilo que já me deu.



* A amizade é um encontro de almas que se reverenciam. Neste encontro há a prevalência do mistério. Ter amigos é como ter uma  religião. Exercemos a fé e temos necessidades de ritos que evidenciem o que cremos. A vida ritual vai abrindo espaços  dentro de nós. 





* A única revolução que pode transformar as estruturas do mundo é a que realizamos no estreito e delicado território da alma. 




* Um passo na direção correta é mais significativo do que andar uma estrada inteira num destino que não nos convém. 



*... há distâncias que não são geográficas. São as estradas da alma, percursos que nunca são percursos que nunca são percorridos por nossos pés, porque são espirituais. Tenho aprendido. Só pessoas especiais podem nos fazer andar por essas estradas. É preciso que tenham autoridade afetiva sobre nós para que nos convençam a seguir adiante. Caso contrario, não o fazemos. 



*A caridade é a oração que mais se apressa em chegar ao coração de Deus. 



* Deus mora a uma oração de distância. 




* A intolerância com a fraqueza alheia é sinal de que o amor já fez as malas e partiu.   




 * Só assim modificamos o mundo. Quando transgredimos a mesmice que ontem nos pareceu satisfatória. 




*Jesus de Nazaré, o mestre que busquei por curiosidade, e que se tornou o melhor amigo que a vida me apresentou. 




* Só os puros de coração verão a Deus. É verdade.  Se queremos encontrar o Senhor, teremos de nos despojar de tudo o que sobre Ele já sabemos. 




* Nenhum cansaço pode nos afastar de um coração necessitado de amizade.






* O homem deve olhar-se sem vaidade. Sabendo-se frágil, viverá diariamente o empenho de não sucumbir ás artimanhas do pecado, e jamais admitirá que o orgulho venha a lhe dominar o coração.






* A experiência do amor de Deus nos faz felizes, realizados, ainda que mergulhados nas misérias do cotidiano. E então estaremos desobrigados dos fardos da pertença religiosa. Será naturalmente em nós viverá as regras divinas. 


Por Bia Oliveira.  

36 comentários:

  1. Nunca li nada dele, mas os snaps e Twittes do padre são impagáveis! A leitura tbm deve ser agradável, claro.
    Bjsss!
    Luana - www.umasegundaopiniao.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bia ^^
    Interessante saber que o o Fábio de Melo é autor. Fico tentado a ver como ele escreve os seus romances pois esse que você mencionou não parece ser o caso, está bem religioso e não nenhum enredo linear.
    Pela sua resenha ele me lembrou um pouco muito ao Augusto Cury com o seu O Colecionador de Lágrimas.
    Fico muito feliz em ver o Fábio destruindo a imagem que tantos padres e outros religiosos fizeram a maldade de mostrar um deus cruel e vingativo. Ele e o atual papa Francisco dão um show de bola e demonstrar o que é amar, de fato, independente da diversidade que os humanos tem.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno. O livro de romance que o Pe escreveu se chama "Tempo de Esperas tem artigo dele aqui no blog. abgd pela visita.

      Excluir
  3. Oi!
    Eu sabia que o padre Fábio de Melo é autor e inclusive conhecia esse livro mas não fazia a mínima ideia sobre o que o livro tratava e me surpreendi com o conteúdo repleto de ensinamentos tocantes e muito sábios e verdadeiros. Nunca li nenhum livro do gênero mas depois dessas quotes maravilhosas estou pensando seriamente em mudar essa situação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! será uma pela experiencia. ler este livro. Vc vai amar. bjs

      Excluir
  4. Já li alguns texto do Padre Fábio de Melo e aprecio as reflexões que faço com eles. O livro eu não li, e pelos quotes que você separou, parece ser uma boa e reflexiva leitura. Mas no momento não tenho a intenção de ler, mas quem sabe mais para frente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Além de lindo kk esse padre escreve cada livro maravilhoso! Meu preferido é "quem me roubou de mim", esse livro, pela premissa, parece ser melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! concordo com vc kkk. Já sobre o livro dele que prefiro, fica difícil, escolher, gosto particularmente de cada um. Cada um deles, me faz refletir de forma nova, e profunda. bjs

      Excluir
  6. Olá!
    Nunca li nada escrito pelo Padre, mas ja vi algumas entrevistas e gostei bastante.
    Adorei os trechos selecionados e mesmo não sendo uma leitura frequente minha acho muito bom esses momentos de reflexão, são edificantes.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila ! É verdade este livro, acalma a nossa alma. E nós faz ter um novo olhar sobre tudo a nossa volta. Bjs

      Excluir
  7. O fato de ele escrever Contos, crônicas e romance não significa que não sejam religiosos, o gênero não tem necessariamente relação direta com o teor do conteúdo. Eu não conhecia O discípulo da Madrugada, mas não curto muito o cristianismo enquanto instituição e só penso no padre para virar mula sem cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian! quando fiz a observação, dos gêneros literário. Quis diferenciar por teor, também. O padre é filosofo e poeta. Suas crônicas, fala sobre a vida cotidiana.Alguns livros mistura, filosofia e psicologia. Como falei na matéria. Ele não se prende apenas, ao tema religiosidade. Assim com tbm sua feia, poética, o levou a escrever um belo romance, que contem poesia e reflexão. E dois livros de contos sobre as mulheres.

      Bjs

      Excluir
  8. Olá! O livro apresenta ser interessante. Que bom que você achou ele tocante. Quando se trata de livros relacionado a Deus acredito que além da mente aberta temos que ler com o coração aberto. Esse tipo de leitura sempre é bom refletir no final. Ver o que podemos tirar de aprendizado e se concordamos ou não com o que foi dito e por que. Dica anotada. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane ! É isso tudo mesmo que vc falou. Este tipo de livro, nós eleva. E nós faz, fazer uma bela reflexão sobre a vida. bjs

      Excluir
  9. Olá!
    Poxa! Que bacana ler uma resenha de um dos livros do Padre Fábio, sempre tive muita vontade de ler. Com certeza vou aprender bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá aqui no blog tem muitas resenhas e frases dos outros livros dele. Bjs

      Excluir
  10. Olá,

    Esse tipo de livro não é o meu tipo de leitura, não sou fã de livros religiosos, porém entendo quem gosta, tenho uns amigos que adoram e devoram esse tipo de livros. Eu até mesmo ganhei um de presente deles. Enfim, adoro posts de quotes e o seu está muito bacana.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayanne ! Que bom que vc postou das quotes. Indique meu blog para seus amigos, eu adoro livros, religiosos e sempre tem artigos, de livros do gênero aqui. Obgd pela visita bjs.

      Excluir
  11. Nunca li nada escrito pelo padre Fabio de Melo, mas tenho curiosidade, pois já ouvi falar muito bem.
    Gostei muito das frases que você selecionou.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Nunca li nada do Pe. Fábio de Melo, mas ele é uma pessoa que admiro muito, pela sua humanidade e sinceridade com que trata dos temas mais leves aos mais "polêmicos". Eu não sabia que ele escrevia contos e crônicas também; vou dar uma olhadinha.

    Quanto ao livro da resenha, achei extremamente interessante. Eu mesmo procuro ter um relacionamento íntimo com Cristo e cada vez me surpreendo mais ao tentar "entender" esse Deus.

    Sobre a colocação do "Deus cruel", mostrado em Salmos, é isso mesmo que geralmente somos levado a crer. Apenas uma face da moeda, criando uma imagem de Deus muito distante de Jesus. Mas realmente é através de Jesus podemos ver o Pai.
    Em meu entendimento, o padrão de perfeição é Deus, logo, NÓS que somos "cruéis". Deus é apenas justo diante da perversidade humana. Cristo veio para que a ira de Deus contra nosso pecado não nos consumisse, então pagou por nós. E a salvação está aberta a todo aquele que crê, se arrepende, está em constante mudança, e segue os passos de Cristo: AMANDO.

    HAHAHA
    Desculpa o sermão. XD

    Vou procurar ler o livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Dá uma relida nessa postagem, está com alguns errinhos. Depois pode excluir meu comentário.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia os títulos escritos pelo padre e confesso que gostei bastante dessa resenha porque percebi que apesar de não ser católica sirvo o mesmo Deus e me interessei em ler e aprender mais sobre o que pareceu ser um relato a partir da visão do apóstolo Pedro. Curiosa!

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Achei bacana a postagem, infelizmente ainda não tive oportunidade conhecer a escrita do Padre, mas adoro demais toda a sua interação nas redes sociais, ele é uma pessoa super bacana, o que mais gostei além da resenha foram essas citações, a maioria da minha família pertence a esta religião, então vou indicar este livro para eles!

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    Apesar de não curtir livros religiosos, Fábio de melo é o único que paro tudo para ler e reflito. Ele tem uma escrita e um modo de olhar para vida único. Me apaixono pelas frases e pelas replicadas dele na internet.

    ResponderExcluir
  17. Acho o Padre Fábio de Melo um dos religiosos mais acessíveis, porque ele costuma dialogar com todos e sempre ser simpático. Apesar disso, nunca li nada dele, mas fiquei bem tentada, não só em relação a essa obra, mas possíveis romances que nem sabia que existiam.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Sempre gostei das pregações do Pe. Fábio, e os livros dele são famosos, mas nunca li nenhum; talvez por comodismo mesmo ou por falta de coragem. No entanto, quem conheço e já leu me deu ótimas recomendações. Talvez, depois dessa dica, eu leia, já que não conhecia essa vertente dele escrever outros gêneros literários!

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nada dele, mesmo gostando bastante do que prega. Não conhecia esse livro dele, mas parece bem emocionante. Fiquei com vontade de ler.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    O livro não é algo que eu leria, não gosto de livros com teor religioso, mas que bom que ele te tocou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Não acredito em Deus e não sigo nenhuma religião. Não é o tipo de livro que eu leria, portanto. Mas, provavelmente, para os que são católicos ou para os que gostam das mensagens religiosas que ele dissemina deve ser atrativo. Eu gosto bastante da figura pública dele, às vezes, até mesmo das coisas que diz sobre suas crenças, pois ele não é alguém que foi cego pela religião, é bastante pé no chão e entende que a fé dele não é a fé que todos precisam e/ou devem seguir.

    P.S.: sugiro revisar o texto, pois há erros grotescos de vírgula. Inclusive, atrapalhou bastante e leitura e o entendimento da resenha :/

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Já tinha visto esse livro, mas não sabia do que se tratava, só agora com a resenha pude saber melhor.
    Gostei muito da sua resenha e eu leria o livro.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Nunca curti muito leituras de cunho religioso, mas sempre tive admiração por esse padre e fiquei bem curiosa e adorei as frases que você separou. Fiquei com bastante vontade de ler o livro, e espero encontrar muitas lições valiosas.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário