06 fevereiro 2017

Memória Literária: O amor



#Clarice-se 

 O amor. É um conto com apenas sete páginas. Por tanto a leitura pode ser feita, em menos de 15 minutos, cabe na lista de leitura de qualquer leitor. E vale muito a pena. 
Espero que gostem da dica e leiam também!

 "O amor" 

A narrativa conta a história de Ana, uma mulher casada, com dois filhos. Ela tinha uma vida normal e seguia sempre uma rotina, até que um dia, sofre uma epifania, que muda sua vida.

O que mais gosto nos contos é a liberdade, que os leitores têm ao  interpreta-los. 

Neste conto sobre o amor, Clarice, nos leva a conhecer Ana, uma mulher que nasceu, para o lar. Que cuida de tudo e de todos. Como muitas mulheres que conhecemos, sejam nossas, mães ou avós. 


"Ana dava a tudo, tranquilamente, sua mão pequena e forte, sua corrente de vida''.



Essa frase descreve a personagem de Clarice, com perfeição. Por mais tranquila e perfeita que seja a vida. A rotina cansa, e aos pouco vamos nós sentindo desmotivados.O que antes nós trazia plena satisfação. Com o passar do tempo, nos cansa e nos deixa frustrados.  É neste itinerário de realização e frustração. Por ter uma vida pacata, que Ana. Ao voltar para casa de bonde, se depara com algo, que a faz rever a própria vida. 




"No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas. E isso um lar perplexamente lhe dera. Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado. O homem com quem casara era um homem verdadeiro, os filhos que tivera eram filhos verdadeiros. Sua juventude anterior parecia-lhe estranha como uma doença de vida".



No caminho para casa ela ver um cego parado, mascando chiclete, que com os movimentos dá boca lhe parece sorrir e deixar de sorrir. Este homem cego, permaneceu parado em um determinado,  ponto, onde o bonde passou. Mas Ana o levou no coração. De forma conflitante. Ana que sempre cuidou, para nunca tirar sua vida dos trilhos, se via, em crise. Tudo o que construir, poderia  se ruir. Diante de um sentimento, que ela chama de bondade extrema. 

Ana fica tão perdida em seus pensamentos, que sai, do bonde, confusa em um caminho desconhecido, longe de casa. Com a sacola de compras, que contem os ingredientes, para o jantar da noite, em que recebera a visita de parentes, Ana vai ao jardim botânico. E lá se depara com o pior de si, ao voltar apara casa sente nojo do que está sentindo. Ao abraçar o filho, se pergunta: O cego ou o Jardim? O cego representa o desconhecido, o risco na novidade. O jardim representa a tranquilidade, de uma vida feliz e bem alicerçada. 


Ah! era mais fácil ser um santo que uma pessoa!


Aqui Clarice deixa claro, que nossa natureza, humana, sentir por vezes atração. pelo desconhecido. O que Ana chama de piedade extrema, pode ser uma atração ou mesmo uma piedade, que ela nunca tinha sentido por alguém antes. Na verdade Ana desconhece os próprios sentimentos. Porque nunca se permitiu. Viver experiências, que a levasse discernir os seus próprios sentimentos. Ana era uma estranha  para si mesma. Isso fica bem claro deste parágrafo: 


"Sua juventude anterior parecia-lhe estranha como uma doença de vida".


Na hora do jantar Ana observou a família ao redor da mesa, riam-se de tudo. Pessoas de  corações   bons e humanos. Felizes as crianças no tapete  brincando e crescendo ao lado deles... 


"Ana prendeu, o instante entre os dedos antes que eles nunca mais fosse seu".  

Nem todo conflito nos leva a perder o que temos. Muitos conflitos existenciais, nós leva a valorizar, o que anteriormente, não fazia mais sentido. No caso de Ana os conflitos cessaram. No inicio, com um olhar contemplativo. Ao redor da mesa, em um jantar em família. Vendo o lado bom de cada pessoas, que se fazia presente em volta da mesa. E ao contemplar os filhos crescendo.

Por fim o amor se restabeleceu, a partir de um abraço afetuoso,e de um carinho insperado, onde o esposo a pega pela mão,  afastando Ana dos perigos de viver.  Deste momento, no coração de Ana.


Acabaram-se a vertigem da bondade !




Por Bia Oliveira 

Post do desafio grupo no FaceBook: Clarice-se 2017
Fonte das Imagens Google.




45 comentários:

  1. olá!
    Que legal esse desafio literário que vc está participando. Vou acompanhar!
    Adorei o post de hoje.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse desafio. Clarice é mt diva mesmo.
    Vou ficar de olho nas demais publicações da proposta.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  3. realmente ela é diva. Fico até com medo de comentar as leituras, pois tenho medo de estraga a obra. bjs obgd pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Que bom ver uma autora tão falada e elogiada como Clarice Lispector sendo lida e comentada nos blogs. Tira um pouco do bloqueio que a gente tem diante de autores e autoras como ela. É uma inspiração. Sinto que preciso ler mais Clarice. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. obgd pelo comentário Beta. Ela tem um acervo lindo que precisa ser mais apreciado, por nós. E este desafio, veio a calhar. Porque gosto muito de Clarice Lispector. bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Que interessante esse desafio, Clarisse tem um jeito muito especial de escrever, uma pena que os dois livros que li dela acabaram me deixando deprimida, talvez porque eu já não estava muito boa, mas tenho vontade de tentar novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela ! Já me senti assim após ler um livro. Mais o bom é que a tristeza passa, e ficamos, apenas com o lado bom da leitura. Espero que ao tentar novamente, vc faça uma leitura, que te der boas sensações. bjs

      Excluir
  7. Oi!
    Que legal esse desafio! Não li ainda nada da autora, nem sei dizer o porquê, mas acho que esse conto é uma ótima forma de começar, principalmente por ser curtinho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa! é um lindo conto vale super apena começar a ler Clarice, a partir dele. bjs

      Excluir
  8. Olá
    Acredite ou nao; mas eu nunca li nenhum dos diversos textos feito por essa mulher que é tão amada por diversas pessoas. Li poucos livros "classicos" mas quero mudar isso e sim, quero ler Clarissa também. Esse conto pode ser um ótimo ponto de partida pois ele é bem curtinho e como você falou, cabe na lista de qualquer um. Adorei a resenha. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel! mensalmente trarei resenhas sobre as obras de Clarice. Espero que goste das próximas, resenhas tbm até mais ver.

      Excluir
  9. Olá linda,

    Eu adoro Clarice e sou apaixonada por esse conto, porque mostra nossa atração incontrolável pelo o que não nos pertence ou não temos conhecimento, ou vulgo "misterioso". Isso move nossos sonhos e desejos diariamente e alimenta nossas motivações.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Eu estou acompanhando esse projeto e fiquei muito feliz em ver que todos que leram a obra estão gostando e compartilhando a beleza que é esse conto!

    Gostei bastante da sua resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia este conto, mas fiquei curiosa para ler. Amo os contos dela, principalmente Felicidade Clandestina, já leu? Vale a pena.

    ResponderExcluir
  12. Olá Tainan! eu já li "Felicidade Clandestina" e vou ler mais uma vez, porque ele está na lista de leituras do desafio. bjs

    ResponderExcluir
  13. Acho muito bacana ver uma autora como a Clarice Lispector caindo no gosto dos leitores mais jovens!
    Adorei esse seu desafio e vou acompanhar!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  14. Aaaah eu vi esse projeto ser bastante falado por ai e achei sensacional ler um conto por mês <3 Assim conhecemos mais sobre a autora. Eu amei suas observações sobre o primeiro conto e me deu muita vontade de ler!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  15. O que você mais gosta nos contos é o principal motivo de eu não conseguir gostar do gênero, não gosto de toda essa liberdade para interpretação que eles proporcionam. Que bom que curtiu a leitura, mas não tenho vontade de ler.

    ResponderExcluir
  16. Nunca li os trabalhos da Clarice, isso é muito vergonhoso, já que estão na minha lista há aaaaaaaanos.

    Agora tenho mais um conto para a lista infinita hehehe

    ResponderExcluir
  17. O legal dos contos, é que são curtinhos, dá para ler, em minutos. E vale apena. bjs

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Eu estava querendo participar do projeto, mas optei por participar do projeto dos contos/poemas do Poe, então deixei a Clarice um pouco de lado. Mas pretendo conhecer suas histórias logo. Acho que cheguei a ler um dos contos dela uma vez, e trechos de outras histórias. Mas, fora isso, nada. "O amor" tem uma premissa que me chamou a atenção, espero lê-lo logo :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dryh! Esse é o primeiro desafio que participo, na vida.Estava procurando um desafio literário, que encaixasse, no meu perfil. De leitura. Gosto muito da Clarice, e o fato das leituras serem contos. Me fez participar com mais gosto do desafio. Porque a leitura é rápida e não me exige muito. Quando se trata de meta. Não consigo ler, por obrigação. Ler para mim é prazer e lazer.

      Excluir
  19. Olá!

    Não sou a maior fã da Clarice, mas só de ver as pessoas lendo, fico muito feliz, pois ela é um monstro sagrado da literatura nacional! Quem sabe em outro momento eu arrisque a leitura...

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Nunca li nada da Clarice, mas gostei de ver esse conto especificamente. Ótima resenha, quotes e fotos <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carol. Tento fazer o melhor, para incentivar as pessoas a ler a partir do meu ponto de vista. bjs

      Excluir
  21. Eu ia participar do desafio e acabei não tendo tempo para isso. Sou um fã da escrita de Clarice, e este conto em si é um dos meus preferidos, a personagem conseguiu me conquistar de ponto a ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tantas... eu também gostei muito dessa personagem. Tão humana e verdadeira. Não tem como não gostar. bjs

      Excluir
  22. Gosto muito da clarice lispector e de seus contos e romances também, adorei a dica desse mais um conto e irei adciona-lo a minha lista, duvido eu não gostar de algo escrito pela clarice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! Eu antes do desafio. Só tinha lindo "Felicidade Clandestina" E fora a isso só frases de Clarice. Estou gostando muito de conhecer melhor as obras de Clarice. E estou ficado cada vez mais fã dela. bjs

      Excluir
  23. Olá!
    Gosto muito das obras da Clarice. Adorei essa avaliação que você fez, foi bem profunda e nos explicou bastante sobre a história, tanto que fiquei bem curiosa para conferir também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Olá, sou fã da Clarice suas poesias são bem reflexivas. Amei o blog!!!

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! obrigado pela visita, pelo elogio sempre tento fazer e dizer da melhor forma possível, o que senti, e aprendi com as histórias que leio. bjs

      Excluir
  25. Ola Bia lindona

    amei a postagem, Tia Clarice sempre tão realista em suas colocações, acredito muito na verdade do conto, muitas vezes refletimos sobre nossa vida e em possível rumos diferentes ao desconhecido, essa é nossa vida repleta de nuances. Não conhecia o conto e já irei procurar para ler, ótima dica, beijos.

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce! Jura que você não conhecia o conto? Você o descreveu perfeitamente. Você deveria participar do desafio. Fica aqui o convite. bjs

      Excluir
  26. Oie!!
    Nossa que legal isso!!!
    Amei a postagem e eu nao conhecia esse conto da Clarice.
    Pode ter certeza que ireia acompanhar as postagens futuras tbm!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  27. Olá Livros... Que bom que gostou. Adorei sua visita bjs.

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Eu ainda não li nenhum conto da Clarisse mas sempre tive curiosidade. Adorei a forma como você interpretou o conto e passou isso na resenha. Fiquei bem curiosa com esse e vou correndo procurar para ler.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário