19 março 2017

Projeto CCB "Blogagem Coletiva" Tema: Amizade

Olá leitores !

Este ano está sendo muito especial, para mim, como leitora e  blogueira. Este é o terceiro projeto literário, o qual estou participando e amando. Claro que todos os que visitam o blog, também serão, beneficiados, com o que cada projeto literário, nos sugere.


Este novo projeto: Club de Cartas para Blogs! Tem diversas, formas de interação. Entre elas: Blogagem Coletiva. A proposta é a seguinte:  que cada membro, do grupo desenvolva  de forma criativa, uma postagem sobre o tema em questão. Neste post, vou indica  alguns livros,  Que abordam, na  trama seja de forma principal ou secundária, o tema sobre a Amizade. 



                                           Extraordinário 
                               
R. J. Palacio



Jacob Tremblay (O extraordinário) Julia Roberts que será mãe dele na adaptação

O filme será lançando nos Estados Unidos. Em abril 2017. No brasil o filme ainda não tem data para estrear  


Este livro é emocionante! Auggie, embora  no inicio de sua vida escolar, tenha sido vitima de preconceito e bullying. por parte de alguns especialmente por Julian. Supera todos os obstáculos. Com a ajuda de alguns amigos, que com respeito e amizade sincera, conseguiram enxerga-ló. Além da aparência.  Auggie passa a ter uma vida extraordinariamente, feliz e repleta de amigos, como a de qualquer garoto. No jardim da infância. 
Essa história, é uma linda lição de superação, amizade. 

Nota: 5/5


A Menina que Roubava Livros 



A Menina que Roubava LivrosMarkus Zusak
ISBN-13: 9788598078373
ISBN-10: 8598078379
Ano: 2014 / Páginas: 478
Idioma: português 
Editora: Intrínseca


A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, porém surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente - a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los em troca de dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. Essa obra, que ela ainda não sabe ler, é seu único vínculo com a família. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a cumplicidade do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que a ensina a ler. Em tempos de livros incendiados, o gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. A vida na rua Himmel é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um jovem judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela história. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa desse duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto.



Entre  tantas, emoções, que este livro, nos envolve. Está a amizade entre Liesel e Ruby.  Enquanto Liesel, ver Ruby como amigo. Ruby deseja receber de Liesel, Pelo menos um único beijo. Mas Liesel, é uma garota difícil. E sempre nega o beijo. Apesar de Liesel, rejeitar o beijo de Ruby. Nada abala, a amizade deles. Seja para roubar, livros e frutas. Seja para brincar com os amigos na rua. Eles são inseparáveis.  


Nota: 5/5 



                                                                 O Caçador de Pipas 

O Caçador de PipasKhaled Hosseini


ISBN-13: 9788520920343
ISBN-10: 8520920349
Ano: 2009 / Páginas: 368
Idioma: português 
Editora: Nova Fronteira


O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Hassan para Amir
"Por você, faria isso mil vezes"

Não tenho muito o que falar sobre este livro. Pois a primeira frase, da sinopse diz absolutamente tudo. De todos os livros sobre amizade que citei acima. Este é o livro, que descreve de forma mais perfeita o significado de uma verdadeira amizade. 


Nota: 5/5 


                    A Cidade do Sol
  
A Cidade do SolKhaled Hosseini


Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.


Apesar do Caçador de Pipas, ser  a obra literária, mais famosa e elogiada  de Hosseini. Eu me atrevo a dizer, que, está obra superou o Caçador de pipas. Sem desperecer, nenhuma  virgula, do livro anterior. A cidade do sol. Surpreende incrivelmente o leitor. Com inimagináveis, reviravoltas. Com o foco, centrado nas dores, crueldades e sonhos.Das mulheres afegãs. Mariam e Laila. são duas mulheres de gerações diferentes. Que a vida uniu no mesmo, destino. Tinham tudo para serem rivais, mas a dor e sofrimento, transformou,a rivalidade, em uma linda amizade. 

Nota: 5/5 



Por Bia Oliveira

16 comentários:

  1. Oi Bia, Tudo bem? Gostei do post. A Menina Que Roubava Livros, O Caçador de Pipas e A Cidade do Sol são ótimos livros. Tenho os três. Esse "Extraordinário" ainda não conheço, mas pela sinopse fiquei curioso e irei colocá-lo em minha meta de leitura para esse ano. Indico "A Menina Que não Sabia Ler" da mesma autora da Menina Que Roubava Livros. Parabéns pelo trabalho e pelo blog. Vá Além!

    https://mundopossivelsonhospossiveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gerson, "A Menina Que Roubava Livros" é de Markus Zusak. Já "A Menina Que Não Sabia Ler" é de John Harding =)

      Excluir
  2. Olá, Bia!
    Já li "A Menina Que Roubava Livros" e amei! Gostei das indicações.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá...ótimas dicas sobre o tema, dentre eles eu li somente 'A Menina que Roubava Livros' e adorei...pretendo ler os demais em breve.

    Super beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia, tudo bem?
    Amei o post, adoro livros que abordam a amizade.
    Extraordinário e A menina que roubava livros são meus favoritos!

    Beijos e seguindo aqui...

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que projeto encantador menina, eu já assisti e li o livro A menina que roubava livros e confesso para ti que sou completamente apaixonada, pretendo reler também <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana! O projeto é encantador, mesmo. sobre a menina que roubava... é um dos meus preferidos. bjs obgd pela visita

      Excluir
  6. Olá..
    As indicações são ótimas, o "extraordinário" é uma promessa de adaptação para o cinema estou super ansiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! obgd pela visita. Eu também estou super ansiosa para assistir, para assistir, "O extraordinário" bjs

      Excluir
  7. Oie amore,
    Adorei o projeto, adorei a sua forma de abordar o tema proposto e adorei as indicações.
    Feliz dia dos blogueiros amore!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  8. OLÁ! Que bom que gostou do post. Obrigado pelas felicitações. Creio que vc tbm é blogueira. Feliz dia do blogueiro para vc tbm.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que diferente ficou seu post. Gostei muito! Ainda tenho que fazer o meu post. Logo logo sai também. ^^

    ResponderExcluir
  10. Só li Extraordinário e não vejo a hora do filme estrear pelas bandas de cá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia !!! Amei suas indicações de livros. Alguns deles, sou apaixonada como A menina que roubava livros e Extraordinário (estou querendo muito ver o filme). Fico muuuuito feliz com sua participação no nosso grupo. Vamos ampliar e fazer esse Projeto dar certo, super bjooooooo

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Também faço parte do grupo, mas ainda não consegui tempo para postar sobre esse tema.
    Adorei a lista! São todos os livros que eu colocaria com certeza, além de maioria deles estarem entre os meus preferidos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. OIee minha flor! Ótimas dicas! Eu nao li nenhum dos livros que indicou, mas quero muito. Extraordinário já tenho por aqui. Sou louca para conhecer A cidade do Sol e o cAçador de pipas!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário