01 janeiro 2019

Frases: Confissões de Santo Agostinho




Sabe aquele livro que você salvaria se sua coleção de livros estivesse em perigo? Pois é Confissões de Santo Agostinho, para mim é um dos melhores livros que tenho, quiça o melhor. Da esbórnia a santidade... Eis o lindo exemplo de conversão e santidade. Santo Agostinho para mim tem um dos mais lindíssimo exemplo de conversão. Na história da Igreja Católica. Mas ele não chegou a santidade, sozinho, outro lindo exemplo de fé contido neste livro é o de Santa Mônica, mãe de Agostinho...que rezou, chorou mas nunca desistiu de interceder por seu filho. Certa vez Santo Ambrósio então disse a aflita Mônica: "Vai em paz e continue a viver assim, porque é impossível que pereça um filho de tantas lágrimas " A vida de Agostinho e sua mãe Mônica, não é muito de diferente das muitas mães, que hoje chora por seus filhos, perdidos pelos vícios, longe de Deus...Mas para Deus nada é impossível. Aquele jovem, que na vida desregrada, buscava preencher o vazio de sua existência. É anos mais tarde após muitas súplicas e preces de sua mãe disse: " TARDE TE AMEI Ó BELEZA TÃO ANTIGA E TÃO NOVA, TARDE VOS AMEI!" Para quem tem fé, a frase:Pau que nasce torto morre torto. Tem um significado diferente. Pau que nasce torto pode ser concertado porque Jesus é carpinteiro. Este livro, não é um livro fácil de ser lindo, mas é de um aprendizado riquíssimo e inesgotável. Vale apena ler, reler e ler sempre, que quiser. Por que é fonte de inspiração e sabedoria constante. 




*********
Não há lugar apara a sabedoria onde não a paciência. 




Só alcança o fundo de si mesmo, só conhece as profundezas da existência quem deixa tudo, aquele para quem tudo desapareceu e se viu a sós com a verdade. 




Não há caminho já dado e pronto. É caminhando que se constroem os caminhos para as caminhadas da libertação. É que, para caminhar, torna-se indispensável o desprendimento, pois " inquieto está o coração do homem em tudo que tem e é, até chegar a repousar na verdade de Deus"




Quem me dera repousar em Vós! Quem me dera que viésseis ao meu coração e o inebriásseis com a vossa presença, para me esquecer de meus males e me abraçar convosco, meu único bem! 



Todavia, contra a vontade, ninguém procede bem, ainda que a ação em si mesma seja boa. 




...para aprender é mais eficaz uma curiosidade espontânea do que um constrangimento ameaçador. 



 Eu pecava, porque em vez de procurar em Deus os prazeres, as grandezas e as verdades,procurava-os nas suas criaturas: em mim e nos outros. Por isso precipitava-me na dor, na confusão e no erro. 



Que coisa mais próxima de vossos ouvidos do que um coração arrependido e uma vida de fé? 





O bondosa Onipotência que olhais cada um de nós como se de um só cuidásseis, velando por todos como por cada um! 


Só há verdadeira amizade, quando sois Vós quem enlaça os que vos estão unidos "pela caridade difundida em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 



Donde provém o suave fruto que se colhe da amargura da vida, dos gemidos, dos prantos, dos suspiros, das queixas? Encontramos ai a doçura, pela esperança que temos de nos atenderdes? Na verdade, isto sucede na oração, porque encerra a ânsia de chegar até Vós. 




Feliz o que Vos ama, feliz o que ama o amigo em Vós, e o inimigo por amor de Vós. Só não perde nenhum amigo aquele a quem todos são queridos naqueles que nunca perdemos. 




Por que andar de contínuo por caminhos difíceis e trabalhosos? Não há descanso onde procurais. Procurais a vida feliz, onde onde nem sequer vida existe? 



O Senhor é quem dirige os passos do homem e lhe inspira o seu caminho. 







Vossa misericórdia sempre tão vizinha de nós. 





"Sou o pão dos fortes; cresce e comer-me-ás. Não Me transformarás em ti como ao alimento de tua carne, mas mudar-te-ás em Mim

( sobre a eucaristia) 


Pois quem despreza as coisas pequenas, insensivelmente cai nas maiores. 




Por : Bia Oliveira 
Imagens: Instagram
@entrepaginasemuitashistorias   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário