03 junho 2019

Frases: Quem sou eu para julgar?



Imagens autorais: Ig @entrepaginasemuitashistorias


Quem sou eu para julgar? É um livro, que aborda vários temas a partir de cartas, twettes, entrevistas catequeses e mensagens do Papa desde o início do seu Planificado. Vários temas são abordados como: aborto, homossexualismo, ideologias, juventude, corrupção...
Através das frases que serão postadas, teremos contanto com a sensibilidade, o amor e a misericórdia de Deus, que é transmitida através de atos e palavras,pelo Papa Francisco, que a partir dele o líder da Igreja católica, faz uma pergunta que deve também servir para todos nós em todos os momentos e em diversas situações.  Antes de dá opiniões apressadas se perguntar:  Quem sou eu para julgar? O que caracteriza um autêntico cristão, não é o tanto que ele reza, mas o tanto que ele ama. Não julgar é amar. Como nos diz Madre Tereza de Calcutá: Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las. Julgar menos e amar mais. Esse é o exercício interior que deve  ser praticado sempre. 




O Perigo de Julgar 


Porque é o amor que salva, não apenas a prática dos preceitos. É o amor a Deus e ao próximo que dá cumprimento a todos os mandamentos. Esse é o amor de Deus, a sua alegria: Perdoar. Ele nos espera sempre!  Talvez alguém, em seu coração sinta um peso: " Mas fiz isso, fiz aquilo..." Ele o espera! Ele é Pai; espera-nos sempre! 



...a justiça de Deus revelou-se na cruz: a Cruz é o juízo de Deus sobre todos nós e sobre este mundo. 



Mas como nos julga Deus? Dando a vida por nós! Eis o gesto supremo de justiça que derrotou, de uma vez por todas, o Príncipe deste mundo; e esse gesto supremo de justiça é também precisamente o gesto supremo de misericórdia. Jesus chama a todos a seguir este caminho: " Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso" ( Lc 6, 36)  




A misericórdia antes do juízo 


Devemos antepor a misericórdia ao julgamento e em, toda e qualquer situação, o julgamento de Deus sempre se realizará á luz de sua misericórdia. 




Abandone toda forma de medo e temor, porque não condiz com quem é amado; vivamos antes, a alegria do encontro com a graça que tudo transforma. 




Deus, que é o único juíz. E Deus, para julgar leva tempo, espera. Em vez disso, esses homens o fazem depressa: por isso quem julga erra, simplesmente porque assume um lugar que não é seu. 




De fato, Jesus nunca acusa, mas, ao contrário defende. 




Se uma pessoa é gay e procura o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la? O catecismo da Igreja católica explica isso muito bem, mas diz: " Não se deve marginalizar essas pessoas por isso. elas devem ser integradas á sociedade. 




Não apenas leis morais

Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos. ,



Peçamos ao Senhor uma grande fé, para olhar a realidade com o olhar de Deus; e uma grande caridade, para compartilhar com as pessoas Seu coração misericordioso. 



Jesus não exclui ninguém 

Jesus não excluiu ninguém. Construiu pontes, não muros. Sua mensagem de salvação é para todos. 



E se é o medo de errar que nos impede, é preciso pensar que podemos nos reerguer e continuar a seguir em frente. Aqueles que não caminham para não errar cometem um erro ainda mais grave. 



As estradas da vida 

Todos sabemos que viver é caminhar, viver é andar por diversas estradas, diversas trilhas que deixam seu sinal de vida. 



Viver implica: "Sujar os pés" pelas estradas poeirentas da vida e da história. E todos temos necessidade de sermos purificados, de sermos lavados. 




Oração pessoal e comunitária, que nos preserva do desespero e nos estimula a continuar nossa caminhada. 


Se erramos na vida 


O amor de Jesus por cada um de nós é fonte de consolo e esperança. Uma certeza fundamental para nós: nada poderá, nunca, nos separar do amor de Deus. 




Deus, quando nos perdoa, acompanha-nos e ajuda-nos no caminho. Sempre. Também nas coisas pequenas. Quando vamos nos confessar, o Senhor nos diz: "Eu o perdoo. Mas agora venha comigo"
E Ele nos ajuda a retornar o caminho. Nunca condena. Nunca perdoa apenas. Mas perdoa e acompanha. 



É mais difícil deixar se olhar por Deus do que olhar Deus. É mais difícil  deixar-se  encontrar por Deus do que encontra-Lo, porque em nós há sempre resistência. E Ele espera por você. Ele nos olha. Ele nos procura sempre. Esse Deus que nos ama, que é capaz de nos compreender, capaz de perdoar os nossos erros. O Senhor é um mestre da reintegração. 



Citação do livro: Na arte de subir, a vitória não está em não caiu, mas em não permanecer caído" (Canção entoada pelos alpinos). Todos caímos, todos erramos. Mas a nossa vitória sobre nós mesmos e sobre os outros - para nós mesmos - é não permanecermos "caídos" e também ajudarmos os outros a não permanecerem "caídos". 



Deus perdoa tudo! Somos nós que não sabemos perdoar. Somos nós que não encontramos as estradas do perdão, muitas vezes por incapacidade ou por ser mais fácil encher os cárceres do que ajudar a seguir em frente quem errou na vida. 



Toda pessoa, independentemente da própria orientação sexual, deve ser respeitada na sua dignidade e acolhida com respeito, tomando-se o cuidado de evitar qualquer rótulo de discriminação injustiça e, particularmente, qualquer forma de agressão e violência. 


De pé 


Sei que vocês são capazes de gestos grande amizade e bondade. Vocês são chamados a construir assim o futuro: juntos com os outros e para os outros, nunca contra o outro! Não se constrói "contra": isso se chama destruição.  



Que os seus programas diários sejam as obras de misericórdia: treinem com entusiasmo nelas para se tornarem campeões de vida, campeões de amor! Assim vocês serão reconhecidos como  discípulos de Jesus. Assim vocês terão a carteira de identidade dos cristãos. E asseguro-lhe sua alegria será plena. 



O caminho da esperança não é um caminho fácil e não pode ser percorrido sozinho. Há um provérbio africano que diz: Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado. 



Colocar-se em jogo com os outros e com Deus; não contentar-se com um "empate"medíocre, dar o melhor de si mesmos, usando a vida para o que vale de verdade e dura para sempre. Não se contentar com as vidas amenas, vidas "mediocremente empatadas" não, não! Sigam em frente procurando sempre a vitória! 


A prudência é a virtude humana que regula nossas relações. Posso andar até aqui, não posso ir para lá...


*********


Estas frases foram selecionadas do inicio do livro até a metade dele. Possivelmente farei uma segunda seleção de frases, quando terminar de fazer a leitura. Que está incrivelmente maravilhosa. Não resisti e vim dividir um pouco dela com vocês. Espero que gostem, obrigado pela visita e volte sempre.

Visitem também o Instagram e Facebook 

Att: Fabiana Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário