08 agosto 2014

Amar é um ato de coragem

Por que alguém quer ser pai ou mãe? Por que alguém resolve constituir uma família? Filhos dão trabalho. E são para a vida toda. Cada fase, um desafio. No início, o choro que desperta. Depois, os riscos de um ambiente novo. Depois, a rebeldia adolescente. Depois, os encantos e desatinos da juventude. E o “depois” nunca se acaba. É preciso coragem. Amar é um ato de coragem. Filhos são frutos de um amor que alimenta a vida. Tudo muda quando chegam. Os sentimentos deslocam-se. Mãe. Pai. O amor gerou vida e a vida ganhou novo significado.
Noticiou-se que um casal australiano contratou uma "barriga de aluguel" de uma tailandesa. Dois filhos foram gerados. Quando souberam que um dos gêmeos tinha síndrome de Down, resolveram ficar apenas com o "perfeito". Triste história. Filhos não são perfeitos. Nem pais. Tive um irmão com Down. Sua autenticidade, leveza, o cantar constante, o sorriso alimentaram nossa família de um amor puro. Junior aqueceu nossas vidas. A mãe tailandesa resolveu cuidar do pequeno Gammy. Ele, também, terá direito a uma história. Espanta-me pais quererem filhos sem defeitos. Assim acontece em muitas adoções. A preferência é para meninas recém-nascidas, loiras. Querem uma boneca ou um filho? Querem exibir um objeto ou cuidar de um novo mundo, repleto de possibilidades?
Domingo é dia dos pais. A maior lembrança que tenho do meu é que era um homem bom. E a maior alegria é saber que, enquanto viveu, pude dizer “te amo, meu pai", sem economias. Sou grato à sua coragem. Sou grato à herança de caráter que recebi. Embora seu abraço, sua voz mansa façam muita falta, sua ausência já não me causa a mesma dor de quando ele partiu. Mas uma sensação bonita de um tempo de gentilezas e ensinamentos. Pais, filhos, família. Pessoas e espaços que forjam nosso caráter e que nos preparam para o necessário viver. Nessas imperfeições, aperfeiçoamo-nos. E a vida segue seu curso. E nós, livremente, fazemos parte.
Por: Gabriel Chalita (fonte: Diário de S. Paulo) | Data: 08/08/2014
 Foto: que ilustra o artigo  é da criança citada acima fonte: internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário