30 maio 2015

Resenha: O Alquimista

O Alquimista


De tempos em tempos, surge um livro capaz de mudar para sempre a vida de seus leitores. O Alquimista é um deles.

Com mais de 45 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, o mais famoso título de Paulo Coelho já se estabeleceu como um clássico moderno, atemporal e universal. Quase 25 anos após seu lançamento, segue fascinando públicos cada vez maiores, de diferentes gerações.

Simples, sábia e inspiradora, esta história refaz os passos de um pastor da Andaluzia que viaja para o deserto egípcio em busca de um tesouro enterrado nas Pirâmides.

O que começa como uma jornada para encontrar bens materiais torna-se uma descoberta das riquezas que escondemos dentro de nós mesmos.

As belas lições que Santiago aprende ao longo do caminho nos falam da sabedoria de ouvir o que diz o coração, de ler os sinais com que deparamos ao longo da vida e, acima de tudo, de seguir os nossos sonhos. 

Sinopse: Skoob 






"Qualquer coisa que eu disser  sobre este livro. Será  como  um grão de areia, em pleno deserto. Existem livros, que lê a gente".

 O alquimista. E suas belas lições. Aprendemos, que abrir mão de uma vida cômoda e atravessa, o deserto, das nossas incertezas em busca de um grande sonho, vale apena. O alquimista é o tipo de livro, que nos acrescenta, valores, e  sabedoria. Nos ajuda a ver, com uma   nova ótica, o caminho que estamos trilhando em busca da nossa  própria, realização.  

"Quando alguém tomava uma decisão, na verdade estava mergulhado numa correnteza poderosa, que levava a pessoa para um lugar que jamais havia pensado na hora de decidir". 


O livro é enigmático, por vezes místico.Exótico e cheio de significado.  Santiago, é um jovem pastor de ovelhas. Que faz uma grande viagem, em busca de um, tesouro. Mas antes de chegar a esse tesouro, ele vai, ter que descobrir, qual é sua  lenda pessoal.



 O jovem aprende no caminho em busca do tesouro, a ouvir o próprio coração, e interpreta a alma  do mundo. Mas muito mais que encontrar o tesouro, Santiago está indo, descobrir qual sua lenda pessoal.


"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo". 


Já no Saara, Santiago conhece o misterioso, Alquimista. Santiago,  assim,  como muitos, acham que os grandes tesouros, são, as riquezas,materiais  mas o alquimista, ajuda, Santiago a interpretar, os mistérios do deserto, e ir em busca  da sua lenda pessoal. 

 "Quando temos os grandes tesouros diante de nós, nunca percebemos. E sabe por quê? Porque os homens não acreditam em tesouros".



O alquimista nos leva a refletir sobre nossa própria vida, na verdade, a vida do jovem pastor se confunde com a nossa. Todos nós temos sonhos. Todos buscamos a realização pessoal. E nem sempre o tesouro que queremos conquistar apenas coisas  materiais. ás vezes, são   afetivas,ou os dois ao  mesmo tempo. Enfim qualquer que seja nossa busca.
Devemos, sempre, valorizar nosso, presente, porque tudo que nos acontece, seja de bom ou ruim. Sempre tem algo a nos ensinar. Momentos difíceis, conflito interior, medo, e indecisão. Tudo isso, faz parte , do trajeto  para alcançar nossos sonhos. Estes obstáculos, não devem ser interpretados, como razões, para desistir. Mas como oportunidades, para nos  superar. Todos nos temos nossos desertos,para atravessar.   

 "No presente é que está o segredo; se você prestar atenção ao presente, poderá melhorá-lo. E se você melhorar o presente, o que acontecerá depois também será melhor. Esqueça o futuro e viva cada dia de sua vida nos ensinamentos da Lei e na confiança de que Deus cuida de seus filhos. Cada dia traz em si a Eternidade". 


  Três coisas este livro me ensinou:

Ter um olhar mais contemplativo, no  dia a dia.
Saber ouvir o próprio coração.
Buscar ouvir as pessoas,que têm algo a nos ensinar.



"Ninguém consegue fugir do seu coração. Por isso é melhor escutar o que ele diz. Para que jamais venha um golpe que você não espera". 


O alquimista, tem uma leitura, leve, é um livro que você não, terá pressa, alguma para terminar. Porque, o mais interessante, não é saber como vai terminar a história. O mais interessante , é desfrutar, da leitura.O caminho até o tesouro, é tão valioso, quanto o próprio tesouro.O alquimista, é uma fábula, fantástica.Podemos aprender  belas lições.


Espero que gostem na resenha. Até a próxima, dica. bjs 




Por Bia Oliveira





Sobre o Autor





Paulo Coelho
nasceu em 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou como diretor e ator de teatro, compositor e jornalista.

Paulo Coelho escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da música brasileira, como Elis Regina e Rita Lee. Seu trabalho mais conhecido, porém, foram as parcerias musicais com Raul Seixas, que resultou em sucessos como Eu nasci há dez mil anos atrás, Gita, Al Capone, entre outras 60 composições com o grande mito do rock no Brasil.

Em 1986, PAULO COELHO fez a peregrinação pelo Caminho de Santiago, cuja experiência seria descrita em O Diário de um Mago. No ano seguinte (1988), publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. Outros títulos incluem Brida (1990), As Valkírias (1992), Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei (1994), a coletânea das melhores colunas publicadas na Folha de São Paulo, Maktub (1994), uma compilação de textos seus em Frases (1995), O Monte Cinco (1996), O Manual do Guerreiro da Luz (1997), Veronika decide morrer (1998), O demônio e a Srta. Prym (2000), a coletânea de contos tradicionais em Histórias para pais, filhos e netos (2001), Onze Minutos (2003), O Zahir (2005), A Bruxa de Portobello (2006), O Vencedor está só (2008) e a compilação de textos Ser como o rio que flui (2006).

Fez também a adaptação de O dom supremo (Henry Drummond) e Cartas de Amor de um Profeta (Khalil Gibran).

  Skoob


 Nota .

 O Alquimista e Diário de um mago.
Ambos do mesmo autor: Paulo Coelho
são considerados os livros brasileiros mais
vendidos de todos os tempos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário