16 julho 2016

Resenha: Aparecida




Aparecida – A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil é o livro mais completo sobre o maior símbolo da fé católica brasileira. Fruto de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior pelo jornalista Rodrigo Alvarez, correspondente da TV Globo em Jerusalém, traz três séculos de história sobre a padroeira do país.

Narra, por exemplo, a noite em 1978 em que um homem atormentado invadiu a basílica de Nossa Senhora Aparecida e destruiu a imagem da santa – atentado que se desdobrou em uma sequência de acontecimentos cheios de mistérios, como numa trama cinematográfica. Este é apenas um dos eventos que cercam Aparecida e, à medida que se desenrolam, vão se confundindo com a própria História do país.

Ricamente ilustrada, a obra descreve personagens curiosos: o padre que tirava a santa do altar às escondidas; o governador que cortava cabeças; a restauradora irritada; o frei que enfrentava corruptos. E também revive personalidades marcantes, como a princesa Isabel, que lhe deu a coroa; o general Médici, que financiou uma peregrinação pelo país da ditadura; e os três últimos papas, João Paulo II, Bento XVI e Francisco, que fizeram questão de beijá-la.

A mistura entre fé, paixão e identificação nos faz pensar que a imagem de Aparecida seja, talvez, o primeiro símbolo nacional brasileiro. Até mesmo os mais céticos sabem que, ao ver a imagem triangular coberta pelo manto azul, estão vendo um retrato do Brasil.

***

Olá visitantes! Inicio está resenha com uma pergunta: Porque nenhum religioso, ou mesmo jornalista, não fizeram uma biografia sobre Nossa Senhora Aparecida, antes ?! ...
 Se até mesmo uma novela foi inspirada da história da santinha? 


Aparecida é bem mais que um livro. É um tesouro nacional , que mistura história e fé. O tesouro, que todos nós podemos ter  em casa.  O livro começa com uma introdução impecável. Em um dos trechos da introdução é impossível, não se emocionar com alguns testemunhos, dos romeiros de Aparecida. (ficaria feliz se houvesse um segundo, livro, desta vez com depoimentos, dos romeiros)    



Embora Aparecida, não seja um livro, religioso. É impossível, separar história e fé. Pois fatos sobrenaturais, se misturam a dados históricos. Lendo as curiosidades sobre a imagem de Aparecida, e suas inúmeras restaurações. Vejo de onde vem a força de nós brasileiros. Que muitas vezes, ficamos, destruídos, mas sempre nos restauramos e seguimos em frente. O exemplo vem do auto.

O encontro da imagem,no rio Paraíba  os primeiros devotos, a construção da primeira capela, os primeiros milagres. A cobiça dos políticos. A imagem que peregrinou o país, no combate ao comunismo. A visitas nos três últimos papas, a basílica, de Nossa Senhora Aparecida. Entre outros fatos... Nós revela o quanto, a fé, tem o poder de mudar a história, particular de cada fiel, como também, vida social e politica de um país.



Outra coisa que vale ressaltar são ás ilustrações do livros fotos raras, na imagem original de Nossa Senhora Aparecida, antes das inúmeras, restaurações. Da imagem quebradas em mil pedaços e de mais alguns acontecimentos.

Aparecida é um livro. Para céticos e cristãos.


Por Bia Oliveira  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário