18 janeiro 2017

Resenha: O Guardião

Sinopse: Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela.
Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado.
Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha.
Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela.
Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo.


Meu coração dispara tropeça quase, para... eu amei te ler, eu amei te ler...
Fiz essa adaptação da música "amei te ver " do lindinho do Tiago Iorc. Porque este refrão chicletinho, serve para descrever tantos, momentos bons da vida. Quem não gosta quando o coração dispara tropeça e quase para... E se tratando da vida de leitora estes sintomas, não são raros. E quando lemos um livro do Nicholas Sparks. Isso se tornam sintomas totalmente normais. Porque Sparkes, tem o dom de destruir corações. Com suas histórias, lindas e românticas. Que nos emocionam, entristecem, e até muitas vezes, nós revolta.
O guardião começa, com tristeza, depois vai para a mesmice,depois para momentos românticos. E nós surpreende com suspense, e a tenção, tomam conta da gente. Algumas vezes tive vontade de conferir, na capa se eu estava mesmo, lendo um livro do Nicholas.


Julie, teve um passado difícil, com a mãe. E encontrou do marido Jim seu porto seguro. Ficou viúva aos 25 anos.E nada mais fazia sentido para ela. Quarenta dias após a morte de Jim Julie está sozinha em casa na noite de natal. Recusou o convite  para passar o natal na casa dos amigos. Na noite mais linda do ano Julie. Está triste e sozinha, até  recebe um presente inesperado. Ao desfazer o laço levantar a tampa, da caixa, viu o pequeno e peludo cãozinho, mais feio que ela já tinha visto. Julie fica muito surpresa com o presente. E se pergunta quem poderia ter enviado tal presente? Preso dentro da caixa havia um envelope. Julie reconheceu a letra. Era as mesmas das cartas de amor que Jim tinha escrito para ela. E dos bilhetes escritos as pressas que Jim deixava na escrivaninha.


Segue um trechos da carta.
Querida Jules, (era assim que Jim chamava sua amada)
Sei que, você está lendo esta carta, eu já parti. Não sei exatamente há quanto tempo, mas espero que você esteja se recuperando. Sei que isso seria difícil para mim se eu estivesse em seu lugar, mas você sabe que sempre te achei mais forte que eu.
...Como pode ver, comprei um cachorrinho para você... Acho que no fundo eu sempre soube que não iria sobreviver. Mas não queria pensar nisso, pois sabia que você não tinha ninguém para ajudá-la a passar por algo assim. Quero dizer ninguém da família. Eu ficaria de coração partido ao pensar que você enfrentaria tudo isso sozinha. Sem saber o que mais poderia fazer, tomei providências para lhe dar esse cão.
...Por favor faça isso por mim. Seja feliz de novo. Encontre alguém que a faça feliz. Isso pode ser difícil ou talvez você pense que é impossível, mas eu gostaria que tentasse. O mundo fica melhor quando você sorrir. E não se preocupe. De onde eu estiver, cuidarei de você. Serei seu anjo da guarda, querida. Pode contar comigo para protegê-la.
Amo você,
Jim




Quadro anos se passaram. Julie resolve tentar se relacionar com alguém, embora, sem sucesso. Até que apareceu em sua vida: Richard, o homem sonhado por todas as mulheres. Super atencioso, que adora dar presentes. E que não economiza, quanto a isso. Mas apesar disto Julie. Não se sente muito atraída pelo cavalheiro, que a presenteou, com um medalhão. (Tipo o presente nada haver, para quem ainda estavam se conhecendo).No dia seguinte após ter dado a Julie tal presente Richard, logo pela manhã vai ao salão de beleza que Julie é proprietária. Ao chegar no salão não gosta do que ver, ou melhor do que não ver. Logo que olha para Julie e observa que ela não está usando o medalhão, pergunta a ela porque não está usando, o presente. Com um tom meio irritadiço.  Julie por sua vez, sem graça explica o motivo: diz que a corrente do medalhão é grande, e que poderia enroscar nos cabelos das clientes. Logo após a mancada de Richard. Seu ar de bom moço, voltou, em tom compreensivo, diz que providenciará uma corrente menor para que Julie use o medalhão.


 Após Julie e Richard. Passarem um fim de semana juntos, a moça acha que tudo não passará de uma amizade. Já que não sente nenhuma atração, pelo atencioso pretendente. No dia seguinte, após tomar está decisão. Julie encontra no seu carro o bilhete de Richard, comunicando que iria ficar ausente, por alguns dias. Pois sua mãe havia, falecido. Na verdade Richard costumava sumir, sempre. Mas o estralho mesmo foi o bilhete ter sido deixado no carro. Foi então que Julie, lembrou que na noite anterior, Singer, passou algumas horas na janela latindo. Talvez tenha sido por isso. Porque Richard tinha passado por lá e tinha deixado o bilhete para Julie no carro dela, naquela noite. Singer, não gostava de forma alguma de Richard.
Uma implicância que deixava Julie, desconcertada.


Mike é um bom rapaz, mecânico e trabalha com o irmão. Já teve um relacionamento. Onde foi. Traído. Tem um amor platônico por Julie. A oficina de Mike fica em frente ao salão de beleza de Julie. Lugar que Singer. Adora visitar. Muitas vezes, Julie vai a oficina de Mike, para buscar Singer, e la têm conversas, alegres. Com Mike. Mike por sua vez, não consegue olhar com bons olhos, o novo pretendente de Julie. Não apenas por um ciúme pessoal, já que ele ama Julie. Mas por uma sisma além disso. Nisso ele e Singer, estão em perfeita harmonia, ambos não gosta do moço por vezes, estranho. Mike uma vez soube que Richard talvez não fosse, que realmente, fingia ser. Mas inicialmente não falou nada para Julie.
Em uma noite qualquer Julie liga pra Mike, ir até a casa dela consertar uma torneira,quebrada. (ah! como uma torneira quebrada pode mudar a vida de alguém, basta escolher, a pessoa certa para concerta-lá). E a noite foi fluindo, de forma agradável, para Mike e de forma surpreendente, para Julie. Após Mike consertar a torneira. Comeram pizza e beberam cerveja na varanda, da casa de Julie. Que sentiu, depois de muito tempo, uma sensação gostosa de descontração e prazer, em está acompanhada, e de ter uma conversa agradável, de forma natural. Sem querer impressionar, ou ser impressionada. Depois naquele jantar improvisado, Julie tomou a iniciativa de convidar Mike para jantar. Na noite seguinte  Mike retribuiu o convite. Em um desses jantares Julie revelou a Mike, que não sentia nada por Richard. E que para ela o que nem tinha começado, entre eles tinha acabado. Só faltava ela comunicar isso a Richard. Quando ele voltasse a cidade.




Depois do primeiro beijo do casal Mike e Julie. Enfim parece que a vida de ambos terá um novo brilho. Ela não se sentia tão viva e feliz, deste da morte Jim. Mas ainda, haveria muitas, dificuldades, coisas, inimagináveis, iriam, aterrorizar, a  vida, do casal.  Será que eles conseguirão, sobreviver a tudo que vai acontecer? Está é uma pergunta, que fazemos, quando estamos lendo este, livro. Até a penúltima página, a gente não consegue ter a minima ideia, do que acontecera. Ou melhor temos sim a impressão de que tudo acabará em tragédia. Mas Nicholas. Não faz tanto sucesso, por acaso. Só podemos julgar um livro depois de temos, lido até o final. E no caso esse vale muito apena. Mesmo, que você, nem esteja conseguindo segurar, o livro de tanto nervoso, com as mãos trêmulas e frias.  No final a sensação, será gratificante. Por ter lindo algo, tão intenso, e inovador. Quanto é O guardião.

Uma das características, que me faz ser fã de Nicholas Sparkes. é o fato como ele descreve as cenas românticas, dos seus protagonistas. De forma discreta, e bem sucinta. Ando bem fadada de livros,que descrever, explicitamente, a intimidade, dos casais. Em especial depois do sucesso de 50 tons de cinzas. Livros com cenas explicitas, praticamente viralizou. Na literatura, palmas para Sparks, que continua nadando contra a maré, e continua fazendo sucesso. Amei este livro porque me surpreendeu de forma impactante. Termino está resenha com a sensação de que não transmiti, da forma que merecia, ser transmitida toda a emoção, suspense, e romantismo, que ele contém. Mas o livro é lindo fala de amor, superação e  recomeço.

Nota 5/5 
Por Bia Oliveira

24 comentários:

  1. Eu e o "tio Nick" temos uma relação complicada. Dependendo do momento em que estou, amo os livros dele. Dependendo do momento, acho um saco. rs. Isso provavelmente acontece com muita gente, em vários tipos de autores.rs. O que mais gostei na sua resenha, na verdade, foi lá no comecinho dela, onde você ressalta que a obra começa lenta, mas depois melhora. Isso é realmente interessante de saber, porque tem muita gente que larga o livro no início por considerar que está lendo naquele momento e não irá melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Obgd Mari pela visita. Eu prefiro Mari livros assim que vai melhorando ao longo da leitura, desconfio muito dos livro, que já começa, intenso, as vzs terminam, nos decepcionando.

    ResponderExcluir
  3. OI, Bia!

    História turbulenta essa da Julie, mas promete muita emoção na sequência da leitura. Está anotada! Vou colocar na fila de leituras desejadas. Obrigada por compartilhar,

    Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana ! quem bom que gostou da dica. Quando vc ler não irá se arrepender. bjs obgd pela visita

      Excluir
  4. Oi, Bia.
    Todas as vezes que leio uma resenha tão apaixonada assim de um livro do Nicholas Sparks fico me lamentando por não ter dado sorte com esse autor. Já tentei três livros diferentes, mas algo na escrita dele me incomoda e não sei dizer o que é! Uma pena!! Fico encantada em ver o quanto você curtiu essa leitura!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! entendo você. Na verdade, o primeiro livro do Tio Nick que li. Foi impulsionada, por uma amiga que é mega fã dele. Na ocasião foi "o melhor de mim" no inicio li meio arrastada, mais depois amei o livro, e este já é o terceiro que leio. Os livros do Nick, (até agora os que já li) começam sem prometer muita coisa, ele é o tipo de escritor que deixa o melhor para o final. Espero que vc tenha mais sorte quando for ler outro livro dele bjs. Obgd pela visita

      Excluir
  5. OI Bia!

    Ai que linda toda romantica e apaixonada! <3
    Conseguiu passar o que você queria sim! Nunca li Nucholas Sparks, os livros que eu tenho aqui, todos, já foram adaptados e eu já os assisti.
    Acho que vou dar uma chance para o Guardião! Gostei dele!
    E gostei mais ainda de como você falou dele!
    Obrigada pela dica!
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tays! que bom que você conseguiu, captar minha mensagem kkk sempre acho minhas resenhas são as piores do mundo dos blogs kkkkk. Já que a história deste livro ainda, não virou filme, corre para ler, antes que ele ganhei uma adaptação. ( por mim, já deveria ter sido adaptado). Leia e depois me conta o que achou. bjs obgd pela visita

      Excluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Fiquei apaixonada pela sua resenha menina, eu ainda não tive oportunidade de realizar a leitura desse livro, mas é uma boa pedida para mim, Nicholas é um grande amorzinho por mim.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Morgs ! que bom que gostou da resenha, eu particularmente nunca gosto, para mim falta sempre algo. espero que goste tanto do livro quanto eu. Afinal o tio Nick, não é um amorzinho por acaso né? bjs obgd pela visita

      Excluir
  7. Oie!
    Eu já li esse livro e gostei muito da história.
    Inclusive eu gosto da narrativa e das histórias do autor, que sempre traz um tom delicado, e ao mesmo tempo intenso. Eu gosto bastante dos livros do Nicholas.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Carla! realmente Nick é assim como vc descreveu. Delicado e intenso. Ele está me cativando cada vez mais a cada livro dele que leio. bjs obgd pela visita

      Excluir
  8. Olá,

    Amei essa leitura, pois me surpreendeu bastante, já que sou acostumada com os livros de romance do Tio Nick, e ao me deparar com um certo mistério fiquei bem surpresa, contudo adorei o modo como o autor conduziu a história.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayenne! Esse livro surpreendeu, tds os leitores no Nick, quem diria que o rei dos romances iria escrever um suspense né? Isso só comprova o quanto ele é maravilhoso !!! bjs obgd pela visita

      Excluir
  9. Olá,
    Ainda não li a obra do tio Nick, mas está na minha lista de leituras.
    Confesso que é a primeira resenha que leio sobre e que adorei a premissa!
    Também gosto como o Nicholas descreve as cenas românticas com delicadeza e sem vulgarizar tudo como tem acontecido. Tem certos momentos que isso não é necessário!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Michele! Vc vai adorar este livro. Ele é emocionalmente muito intenso, com uma boa dose de suspense. E na parte romântica é discreto e delicado, com deveria ser todos os romances. Ainda bem que temos Tio Nick, que sair pela tangente e nós garante. Essas histórias lindas. bjs

      Excluir
  10. Olá,
    Nicholas é o um reizinho do romance. São daqueles que prendem o leitor e, em alguns casos, fazem você cair em lágrimas. Impossível não gostar dos livros de Nicholas e fiquei bastante curiosa para ler O Guardião e conhecer mais o casal. Imagino que eles vão passar por alguns poucos bocados para ficarem juntos.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro a uns 2 ou 3 anos e realmente gostei, um dos livros do Nicholas mais diferentes, por contar um personagem totalmente louco e psicopata. O final do livro me fez chorar, um livro muito bom. Fico feliz que tenha gostado também, se ainda não leu recomendo Um porto seguro ♥
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi ! acredita menina que depois de exatamente 1 ano depois que ganhei este livro, foi quando me despertou, a vontade de pegá-lo, para ler? O livro ficou 1 ano encalhado, e eu nem poderia imaginava, que ele era tão bom. Eu adorei. Já houvi falar no Um porto seguro. Eu pretendo ler sim. Nicholas a partir deste livro me ganhou como fã incondicional. bjs

      Excluir
  12. Realmente o que sempre amarei em Sparks, é ele trazer um romance de forma bonita, sem precisar de cenas quentes e exageradas para isso. Podem chama-lo de clichê, mas só ele sabe escrever um romance gostoso para todas as idades. Adorei sua resenha, e já anotei a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Tambem adoro o nick, e até faz um tempo que eu não leio nada dele, temho que voltar urgentemente, esse livro esta na minha lista de leituras, mas não sei quando irei fazê-la

    ResponderExcluir
  14. Eu já ouvi falar muito desse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler, só assisti ao filme e achei bem interessante. Adorei sua resenha e vou procurar saber mais sobre o livro!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário