Frases: Imitação de Cristo (I livro)

foto ig @entrepaginasemuitashistorias 
Sinopse: Esta é uma das obras mais difundidas da espiritualidade cristã. É por ela que a espiritualidade moderna ganha seu florescimento com decisivos traços psicológicos preocupados, sobretudo, em discernir os movimentos da alma que busca seguir a Jesus Cristo. A obra traduz uma pedagogia religiosa sinalizada pelo caminho da vida interior. Trata-se de uma coletânea de reflexões escritas em estilo simples, destinadas a alimentar a vida espiritual dos cristãos.



******

Minha experiencia como leitora deste livro, me fez mergulhar no mais intimo de mim, me fez questionar meu relacionamento com Deus. Percebi que imitar Cristo,a cima de tudo é cultivar e praticar a humildade. O livro é composto por capítulos pequenos perfeito para a meditação diária, a qual leva intencionalmente o leitor a um confronto intimo entre o texto e sua vida espiritual.  








O livro é dividido em quatro partes:

I Avisos úteis para a vida espiritual
II Exortações á vida interior 
III Da consolação interior
IV Do Sacramento do Altar


Frases selecionadas do I livro 


Seja, pois, o nosso principal empenho meditar sobre e vida de Jesus Cristo. 



Na verdade, não são palavras elevadas que fazem o homem justo; mas é a vida virtuosa que torna agradável a Deus. Prefiro sentir a contrição dentro de minha alma, a saber defini-lá. Se soubesses de cor toda a Bíblia e as sentenças de todos os filósofos, de que te serviria tudo isso sem a caridade e a graça de Deus? Vaidade, das vaidades, tudo é vaidade ( Ecl 1,2).




Vaidade, amar o que passa tão rapidamente, e não buscar, pressuroso a felicidade que sempre dura. 



Todo homem tem o desejo natural de saber, mas que aproveitará a ciência, sem o temor de Deus? Melhor é por certo, o humilde camponês que serve a Deus, do que o filósofo soberbo que observa o curso dos astros, mas se descuida de si mesmo. 


Não há mais útil estudo que conhecer-se a si mesmo . 



...quando vejas alguém pecar publicamente ou cometer faltas graves, nem por isso te deves julgar melhor, pois não sabes quanto tempo poderás perseverar no bem. Nós todos somos fracos, mas a ninguém deves considerar mais fraco que a ti mesmo. 




Quanto mais recolhido for cada um e mais simples de coração, tanto mais sublime coisas entenderá sem esforço, porque do alto recebe a luz da inteligência. O Espírito puro, singelo e constante não se distrai no meio de múltiplas ocupações porque faz tudo para a honra de Deus, sem buscar em coisa alguma o seu próprio interesse. 




A vida virtuosa faz o homem sábio diante de Deus e entendido em muitas coisas. Quanto mais humilde for cada um em si e mais sujeito a Deus, tanto mais prudente será e calmo em tudo. 




Não confies em ti mesmo, mas põe em Deus tua esperança. Faze de tua parte o que puderes, e Deus ajudará tua boa vontade.



Não te orgulhes de tua habilidade ou de teu talento, para que não desagrades a Deus, de quem é todo bem natural que tiveres. 




Muitos obedecem mais por necessidade que por amor: por isso sofrem e facilmente murmuram. Esses não alcançarão a liberdade de espírito, enquanto não se sujeitarem de todo coração ao amor de Deus. 



Mas, se não vences obstáculos pequenos e leves, como triunfarás dos maiores? Resiste no princípio á tua inclinação e rompe com o mau costume, para que te não metas pouco a pouco em maiores dificuldades. 



Por isso não devemos desesperar, quando somos tentados, mas até. com maior fervor, pedir a Deus que se digne ajudar-nos em toda provação. 




Humilhemos, portanto, nossas almas, debaixo da mão de Deus, em qualquer tentação e tribulação porque ele há de salvar e engrandecer os que são humildes de coração. 




Sem a caridade, nada vale a obra exterior; tudo, porém, que na caridade procede, por insignificante e desprezível que seja, produz abundantes frutos, porque Deus não atende tanto á obra, como á intenção com que a fazemos. 




Miserável serás, onde quer que estejas e para onde quer que te voltes, se não te voltares para Deus. 





Quem é que vive mais feliz? Aquele, de certo, que sabe sofrer alguma coisa por Deus. 




Mais te consolará a lembrança duma devota oração que a de inúmeros banquetes. 




...se em nosso coração Jesus crucificado, quão depressa e perfeitamente seriamos instruídos. 




Quando o homem chega ao ponto de não buscar sua consolação em nenhuma criatura, só então começa a gostar perfeitamente de Deus, e anda contente, aconteça o que acontecer. Então não se alegra da abundância, nem se entristece pela penúria, mas confia inteira e fielmente em Deus, que lhe é tudo em todas as coisas, para quem nada perece nem morre, mas por quem vivem todas as coisas e a cujo aceno, com prontidão, obedecem. 


 Por: Fabiana Oliveira 
frases selecionadas e postadas
imagens: Ig: @entrepaginasemuitashistorias  






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Escolha (frases)

Frases: Quem me roubou de mim?

Frases: Tempo de Esperas